28/02/2020 às 09h30min - Atualizada em 28/02/2020 às 09h30min

Estudante do PPGEdu realiza Doutorado Sanduíche na França

O doutorando Regiano Bregalda, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) realiza seu Doutorado Sanduíche na École des hautes études en sciences sociales (EHESS), em Paris, França, desde setembro de 2019.

O doutorando Regiano Bregalda, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) realiza seu Doutorado Sanduíche na École des hautes études en sciences sociales (EHESS), em Paris, França, desde setembro de 2019. Vinculado à linha de Fundamentos da Educação, ele é orientando do professor Dr. Angelo V. Cenci e do professor Dr. Johann Michel, na França.

A pesquisa desenvolvida por Regiano está relacionada à temática da formação do sujeito, e, para desenvolvê-la recupera o pensamento do filósofo francês, Paul Ricoeur. Conforme Regiano, este autor compreende que o sujeito se constitui narrativamente, ou seja, através das narrativas que ele tece de si mesmo, com os outros e com aquilo que o cerca. De acordo com ele, essa abordagem interessa à área da educação e dos processos formativos, sobretudo pela possibilidade de pensar a formação humana a partir de narrativas formativas, aquelas que capacitam e auxiliam o sujeito a se emancipar e a construir sua própria história de vida.

O doutorando enfatiza que essa oportunidade foi possível devido a uma bolsa governamental oferecida pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). A escolha pelo país de destino, conforme salienta Regiano, se deve por três motivos principais: o primeiro está relacionado à Biblioteca pessoal de Paul Ricoeur, que contém mais de 12.000 exemplares e que foi doada pelo autor, antes de sua morte em 2005 ao Institut Protestant de Théologie, em Paris. “Devido a essa generosa doação se criou o Fonds Ricoeur, um lugar de acolhida de pesquisadores e leitores interessados em sua obra. Nesse espaço encontram-se também as obras escritas por Ricoeur, comentadores nacionais e internacionais e, particularmente, manuscritos e tapuscritos do autor (cursos, notas de leitura, rascunhos e etapas de preparação de seus livros, que correspondem de 1930 a 2005), ainda não publicados e cujo acesso é apenas presencial. Nesse momento, por exemplo, além do acesso a todo esse material, Regiano faz parte de um grupo de doutorandos que auxilia o Fonds Ricoeur a tornar público textos de Paul Ricoeur em uma plataforma online”, destacou.

A segunda razão significante para o doutorando é que ele conta com a supervisão do professor Johann Michel, que o acolheu e aceitou orientar sua pesquisa. Este professor, segundo Regiano, é um dos grandes comentadores da obra de Ricoeur e é reconhecido internacionalmente. O terceiro motivo, deve-se ao vínculo com a Ecole des hautes études en sciences soliales, que por ser uma grande e importante instituição de ensino da França, em que mais da metade de seus alunos são estrangeiros, lhe possibilita a realização de diversas atividades, sejam cursos, seminários, eventos, etc., bem como, acesso a diversas bibliotecas e espaços de pesquisa. 

Além dessa realidade, Regiano reforça que essa experiência está lhe proporcionando um crescimento e amadurecimento pessoal, acadêmico, cultural e social, uma vez que lhe possibilitam compreender outras formas de vida e de sociedade. Somado a isso, destaca que o contato com a língua e com materiais até então inacessíveis, com o diálogo com professores, especialistas, pesquisadores da área e de todos os continentes, potencializam uma dimensão crucial do PPGEdu, a internacionalização, que é um fator importante na avaliação do Programa pela CAPES. “Essa experiência, além de propiciar uma autoformação e a construção de uma tese qualificada, me anima ainda mais a retornar à sala de aula e auxiliar os educandos a descobrirem os inúmeros mundos possíveis, a alargarem suas narrativas e a construírem sua própria história de vida”, pontuou.

Fonte: UPF


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