06/04/2020 às 08h14min - Atualizada em 06/04/2020 às 08h14min

Governo autoriza trabalho de profissionais liberais e autônomos

O governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial deste domingo, 05, uma portaria autorizando a volta das atividades dos profissionais liberais e autônomos a partir desta segunda-feira, 06, após período fechados por causa do novo coronavírus.

Essa foi a novidade anunciada também em vídeo pelo governador Carlos Moisés da Silva. O número de mortes pelo coronavírus confirmadas em Santa Catarina felizmente não aumentou neste domingo, ficando nas dez anunciadas sábados. Mas o número de pacientes confirmados com a doença passou de 356 para 379. São 23 novos casos em um dia.

O governador ressaltou também a retomada de alguns serviços como médicos, veterinários, dentistas, advogados e contadores, desde que de forma individualizada e com higienização de equipamentos e ambientes.

De acordo com a portaria assinada pelo secretário de Saúde, Helton Zeferino, os profissionais que podem voltar a atuar são os seguintes:

I - Profissionais autônomos/liberais de saúde, tais como médicos, médicos veterinários, fisioterapeutas, odontólogos, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros;

II - Profissionais autônomos/liberais de interesse da saúde, tais como terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, depiladores, massagistas, podólogos, entre outros;

III - Profissionais autônomos/liberais em geral, tais como advogados, contadores, administradores, jardineiros, limpadores de piscina, cozinheiros, faxineiras, empregados domésticos, encanadores, entre outros;

IV - Clínicas, consultórios, serviços de diagnóstico por imagens, serviços de óticas, laboratórios óticos, serviços de assistência e prótese odontológica e escritórios em geral.

Esses serviços podem ser feitos a domicílio ou então no estabelecimento dos profissionais, desde que não fiquem em shoppings, galerias ou centros comerciais.

- Essa atitude foi tomada de uma forma muito responsável. O Núcleo Econômico do Governo escutou as entidades empresariais para essa liberação, e o regramento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, obedecendo a critérios técnicos - disse o governador.

O atendimento em consultórios ou escritórios deve prever um espaço de tempo para evitar acumulo de clientes num mesmo ambiente.

Devem ser respeitadas a regras de higienização e combate ao coronavírus.

Lembrando que foram liberadas algumas atividades, mas a quarentena continua e o isolamento de quem pode trabalhar em casa é recomendado.

Continua proibido funcionamento de shoppings e comércio em geral. Transporte público não foi liberado ainda.

Fonte: NSC Total


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »