07/04/2020 às 10h09min - Atualizada em 07/04/2020 às 10h09min

Quase 600 alunos estudando em casa

A entrega das apostilas Positivo foi realizada na semana passada pela Secretaria de Educação. A ação tem como objetivo incentivar os alunos a estudarem em casa e não perderem o conteúdo do ano letivo

Preocupada com a suspensão das aulas e pensando na continuidade do processo de aprendizagem de cada aluno neste período de isolamento social, a Secretaria de Educação de Palma Sola entregou na semana passada apostilas da Positivo para 588 alunos da rede municipal de ensino do município, para que esses, pudessem estudar e desfrutar da apostila em casa, sem perder o conteúdo do 1º trimestre do ano letivo.

 Cerca de 925 alunos estão inscritos na rede municipal de ensino do município, destes 345 são crianças de quatro meses a quatro anos, ainda novos para receber as apostilas. Dos alunos matriculados, apenas as crianças de cinco a 11 anos receberam as apostilas.

Segundo a secretária de educação, Rosalina De Lara Vargas, popular Rosa, foi realizado uma reunião com todas as diretoras das escolas públicas, para organizar e criar algum método que permita que os alunos não percam o conteúdo e que os pais possam ajudar, sendo assim, foi decidido que cada aluno iria receber a apostila, para concluir as atividades até o retorno das aulas. “Fizemos a entrega e foi realmente um sucesso, pois todos os alunos que precisaram já receberam. Para os que não puderam buscar o material na escola, as diretoras foram até as suas casas entregar. No momento, todos estão com a apostila e devem executar as atividades”, destaca.

Segundo ela, foi pedido para que os pais fossem os professores de seus filhos, e que neste momento sem aula, incentivassem e ajudassem suas crianças para que elas possam executar as atividades e voltar à escola com a apostila completa. “Esse material disponibilizado a eles contêm todo o conteúdo do 1º trimestre. Queremos que todos completem toda a apostila. Orientamos os pais que se tivessem dificuldades em retirar as dúvidas dos filhos, que se comunicassem com os professores, e pedissem as orientações necessárias. Sabemos que este é um tempo difícil, mas pensamos nesta possibilidade de estudo em casa, para que neste tempo todos os alunos continuem aprendendo e não percam ou atrasem o conteúdo necessário do bimestre”, continua Rosa.

Quando os alunos retornarem à escola terão uma nova apostila de estudo, que disponibiliza o conteúdo do 2º trimestre. Para a secretária Rosa, a preocupação da educação é que os alunos não realizem as atividades do material distribuído, pois isso prejudicará o aluno, fazendo com que ele esteja atrasado perante ao restante que já tenha finalizado.

“Todos os professores estão à disposição dos pais, em grupos do WhatsApp ou também pelo Facebook, na página “Educa PS”. Nesta página colocaremos as informações a respeito das atividades e sua execução. Queremos que esse meio de comunicação seja uma troca de experiência e também, solicitamos aos pais que nos tragam sugestões e nos mostrem como está sendo o estudo em casa. Poderão usar a página para publicar imagens de atividades que tem feito sucesso em suas casas, e com isso, outros pais poderão se inspirar e reproduzir com seus filhos. Ademais, estamos à disposição na Secretaria para qualquer pergunta”, enfatiza a secretária.

No momento, não há informações que indiquem uma data para a volta das aulas na rede municipal e estadual. Segundo Rosa, elas ainda poderão ficar suspensas por mais 60 ou 90 dias, pois a única colocação do Estado é que as aulas voltem quando tudo estiver andando normalmente e os alunos seguros. “É impossível que em uma escola não exista aglomeração das crianças, pois sabemos que elas brincam, se abraçam, se empurram, ficam juntas e não podemos simplesmente afastá-las, pois seria uma missão quase impossível. Por isso, no momento, é necessário que cada pai esteja cuidando da sua criança e da sua família. Esperamos que a situação melhore logo, acredito que se tivermos o cuidado necessário, vamos passar por isso o quanto antes”, finaliza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »