08/04/2020 às 14h39min - Atualizada em 08/04/2020 às 14h39min

750 toneladas de calcário serão disponibilizadas por meio do Programa Terra Boa

Segundo o Secretário, nos últimos dias a secretaria fez a entrega de água em 5 propriedades rurais. Essas 5 propriedades tinham problemas com abastecimento de água para os animais.

Assessoria
A informação é do Secretário interino da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São José do Cedro, Douglas Patel.
De acordo com ele, os trabalhos na Secretaria continuam conforme um planejamento feito anteriormente e nos próximos dias, a Secretaria em parceria com a Cooper Alfa e Epagri, farão a distribuição de 750 toneladas de calcário. Aproximadamente 50 propriedades serão atendidas.
Douglas destaca que essas propriedades passaram por uma análise de solo com o objetivo de quantificar o calcário necessário em cada uma delas.
O Secretário explica que a aplicação do calcário, chamada de calagem, é a etapa do preparo do solo para cultivo agrícola na qual se aplica calcário com os objetivos de elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralização do alumínio trivalente que é um elemento tóxico para as plantas, além disso, o calcário tem a função de corrigir o pH do solo, para um desenvolvimento satisfatório de diversas culturas agrícolas.
Outra situação, é a estiagem pela qual a região está passando. Segundo o Secretário, nos últimos dias a secretaria fez a entrega de água em 5 propriedades rurais. Essas 5 propriedades tinham problemas com abastecimento de água para os animais.
“Tivemos um período bastante seco, com pouca precipitação, chovendo apenas para pastagens ou grãos, em algumas comunidades do município a chuva não foi suficiente nem para isso”, relatou o Secretario. “A grande preocupação é a agua para os animais e pessoas nas propriedades, uma vez que não choveu adequadamente para esta finalidade”, finalizou.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »