08/04/2020 às 17h57min - Atualizada em 08/04/2020 às 17h57min

Percepção biocêntrica

Coluna de opinião do jornal impresso

Pandemia, momento histórico e princípio bio cêntrico
                Existem tantas e infinitas formas da gente olhar esse momento que estamos vivendo. Como tudo na vida, tudo tem diversos ângulos. E esse momento, eu creio que também tem diversos ângulos. A história nos leva a ver que além de nós seres humanos construirmos a nossa história, também vivemos como indivíduos mergulhados no momento histórico atual. Sendo esse um momento muito drástico e difícil para toda a humanidade, mas também é um momento excelente para uma reflexão profunda de todas as pessoas. Um dos ângulos que se pode refletir é o proposto pela percepção biocêntrica. Esse princípio nos diz que nós seres humanos não somos o centro do Universo, mas fazemos parte do sistema vivente.
                E talvez uma das grandes dificuldades de nossa cultura seja justamente essa sensação onipotente de que somos donos da natureza e de que o mundo foi feito para nós humanos. E talvez não só para nós humanos, mas para parte da humanidade. Se pensarmos nas desigualdades sociais. Então chega esse momento histórico onde a natureza parece a nos mostrar o nosso tamanho real e a nossa insignificância.
 Enso que chegou o momento que se a humanidade não faz e não aproveita principalmente essa grande oportunidade de compreender que fizemos muito mal para a Terra, fizemos muito mal para esse planeta e a nós mesmos. Nós fazemos mal à nossa vida com tantas maldades, guerras, ganancia, destruição. Se não mudarmos os paradigmas de sermos proprietários desta vida e desta terra, a verdade é que nossos caminhos nos levarão à destruição. Se conseguirmos inverter o paradigma e levar a sério o princípio biocentrico da vida, cada pessoa fazendo pequenas mudanças, procurando melhorar poderemos ter chances.
                Esse sofrimento é uma vivencia mundial. E nos dá a oportunidade de aprender. E essa crise vem revelar o melhor do ser humano e também o pior. O ser humano se acha o rei da criação e vem um pequeno e invisível corona vírus e faz todo esse estrago. Pensemos nisso enquanto é tempo.

Texto de Andreina Acri

Odila Flach 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »