13/04/2020 às 09h57min - Atualizada em 13/04/2020 às 09h57min

No home office ou no trabalho, alongar é manter o corpo saudável

Correio do Estado
Postura ideal para o trabalho é sentada, 90 graus, com os pés no chão

Com ou sem home office, nesses tempos de estresse mundial, é difícil alguém não estar com uma dorzinha no corpo, seja na lombar ou na região dos ombros. Para diminuir esse cansaço, a fisioterapeuta e professora de pilates Lucimara Paniago defende os alongamentos simples, que podem ser adotados ao longo do dia.

“É muito importante aderir aos exercícios metabólicos, que mexem com o sistema circulatório e diminuem edemas em braços ou pernas causados por longos períodos na mesma posição. Já para aliviar as tensões, o ideal são os alongamentos, que podem ser feitos durante o dia, saindo um pouco da postura de trabalho e oferecendo cinco minutos de descanso para o corpo”, explica.

A área que deve receber mais cuidado é a cervical, ou seja, a velha e boa coluna. “É o local onde mais acomete as tensões. Músculo muito tensionado gera dor. Relaxamento é fundamental”, frisa. 

Todos os exercícios de alongamento são bem vindos, segundo Lucimara. “A respiração correta conta muito para o relaxamento muscular. O ideal é você parar por menos 5 a 10 min para levantar, andar, tomar uma água, ir ao banheiro, dar uma alongada pelo menos na cervical. Movimentar. É necessário. Se você trabalha 8 horas tire esse tempo para dar uma descansada no corpo”, aponta. 
 



Má postura

A coluna curvada, pés embaixo do quadril, mãos sem apoio no computador são apenas alguns erros comuns de quem trabalha sentado o dia todo. “Ter uma má postura traz inúmeros problemas não só a coluna, mas nas articulações e na musculatura. É importante saber a forma de sentar e ter sempre a autocorreção”, indica Lucimara. 

A posição ideal é manter o corpo sentado em 90 graus, mas sem esquecer dos alongamentos. “Sem o alongamento acaba ficando pior, porque gera um mecanismo de estresse muscular e com isso dores. É fundamental fazer os alongamentos, pois ele além de evitar lesões, ele tem como objetivo relaxar a musculatura”, frisa. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »