16/04/2020 às 11h12min - Atualizada em 16/04/2020 às 11h12min

Barreira sanitária para prevenção ao coronavírus em Anchieta

A ação monitorou apenas o pré-feriado até o domingo de Páscoa, onde acreditou-se que seria o momento que teria maior fluxo de carros e pessoas vindo de outras localidades

A prefeitura municipal de Anchieta instalou na última semana uma barreira sanitária para monitorar as condições de saúde das pessoas que entraram no município, vindas de outras localidades. A ação iniciou na quarta-feira, dia 8, e durou até o domingo de Páscoa, dia 12. Foi organizada pelo município em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e comunidade.

A barreira serviu para os profissionais verificarem possíveis sintomas da Covid-19. Foram bloqueados os acessos secundários do Bairro Cantú com a SC 305, São Paulo Alto com a SC-161 e Xavantes com a SC-161. De acordo com Guilherme Flach, agente da vigilância sanitária do município, todos os veículos leves foram parados. Ele destaca que não foi abordado veículos de carga e motos por motivo de segurança.

“Como o efetivo da PM possuí apenas dois policiais por turno, ficava um pouco complicado para fazer a abordagem de todos os veículos, pois os policiais também tinham muitas ocorrências para atender. Por esse motivo, optou-se por fazer a abordagem só em veículos leves e principalmente dos passageiros oriundos de outras localidades”, esclarece.

“Em nenhum momento foi proibido a entrada ou a saída da cidade, o que fizemos na barreira foi gerar um banco de dados e um monitoramento das pessoas que entraram em Anchieta durante o feriado. Tivemos a passagem de muitas pessoas vindas de São Paulo e outras cidades onde possuem casos confirmados do vírus”, continua Guilherme ressaltando que nestes cinco dias de barreira foram abordadas 225 pessoas e destas, 60 permaneceram no município por mais de dois dias.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »