28/04/2020 às 17h35min - Atualizada em 28/04/2020 às 17h35min

Vídeo: Em Palma Sola há várias pessoas caindo no Golpe do Nudes

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Maravilha, alerta sobre o aumento dos registros de ocorrência relacionados ao “Golpe do Nudes”

Segundo a investigadora da polícia civil de Palma Sola, Deise Bordin, há inúmeros casos conhecidos como “Golpe Nudes” acontecendo no município e região. Deise pede que a população colabore com a Polícia Civil, que denuncie. Disque 181 ou WhatsApp (49) 98802-9917. Não é necessária a identificação.
 
Como funciona o golpe
Nesta modalidade de crime, perfis falsos de mulheres nas redes sociais adicionam homens e trocam mensagens e fotos eróticas. Com prints dessas conversas, os golpistas se passam por policiais, ameaçam as vítimas e exigem dinheiro, alegando a existência de suposta investigação por pedofilia. A ameaça de divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo, pode configurar o crime de extorsão.
 
Orientações sobre o “Golpe do Nudes”
A Polícia Civil esclarece que trocar (enviar ou receber) fotografias íntimas pela internet pode ser muito perigoso. Atualmente, há inúmeros registros de ocorrências policiais dando conta que homens estão sendo vítimas de extorsão por parte de golpistas.
 
Entenda como funciona o golpe:
1. O perfil de uma mulher jovem (PERFIL FALSO) faz o convite de amizade na rede social Facebook.
2. Após o homem (vítima) aceitar o convite, ambos começam a trocar mensagens privadas.
3. Com o andamento da conversa, que ocorre tanto pelo Messenger como pelo aplicativo WhatsApp, ambos trocam fotografias íntimas, ou seja “os nudes”.
4. Pouco depois das fotografias enviadas, o perfil falso afirma que trata-se de uma adolescente, que tem cerca de 15 anos.
5. Nesse momento, a vítima recebe o contato de outro número, o qual se diz pai da adolescente e, geralmente, afirma ser um Policial Civil. Na conversa, o criminoso promete denunciar o homem (vítima) para as autoridades, a não ser que pague pelo silêncio.
6. A partir daí, começa a extorsão. A vítima que, muitas vezes, teme ser presa ou até mesmo a exposição, acaba fazendo os depósitos das quantias em dinheiro solicitadas.
 
Como não cair nesse golpe?
  1. Evite adicionar e conversar com perfis desconhecidos;
  2. Evite conversar com prefixos telefônicos desconhecidos;
  3. Não troque fotografias, que possam ter conotação íntima, através do WhatsApp ou Messenger;
  4. Jamais faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos;
  5. Se for vítima de algum golpe, procure a polícia e registre ocorrência.

Assista o vídeo: https://sentineladooeste.com.br/video/60/delegado-explica-sobre-o-golpe-do-nudes
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90