07/05/2020 às 13h52min - Atualizada em 07/05/2020 às 13h52min

Governo do Estado envia testes rápidos para São José do Cedro

Assessoria

A informação foi confirmada pela Secretária Municipal de Saúde Idene Pauli. Segundo ela, além dessa quantidade recebida pelo estado, o município licitou, via CONDER, a compra de mais 150 testes.

Idene explica que em um primeiro momento, estes testes serão realizados nos profissionais de saúde por estarem na linha de frente no combate ao novo coronavírus Covid-19. O teste detecta a presença de anticorpos, que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus, e mostra o resultado em até 20 minutos. É necessária apenas a coleta de uma gotinha de sangue.

A Secretária lembra que esta foi a primeira remessa de kits recebida pelo Estado. Além dos testes rápidos, o Laboratório Central do Estado (Lacen) e outros laboratórios privados credenciados permanecem realizando os testes de biologia molecular, capaz de identificar o coronavírus em pacientes logo no início da doença. Essa modalidade é usada para diagnosticar casos graves internados com a Covid-19 e em profissionais que estiverem em atendimento direto nos hospitais aos pacientes com síndrome respiratória aguda grave.

Idene destaca ainda que o município já investiu em torno de R$ 40.000,00 na compra de EPIs para os profissionais da saúde.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »