04/07/2015 às 10h04min - Atualizada em 04/07/2015 às 10h04min

11 fatos sobre os sonhos

Redação

O sonho é uma manifestação do inconsciente que possui diversos significados dependendo do ponto de vista de cada um. Para algumas pessoas, eles podem ter um sentido de premonição ou revelação. Para outras, o sonho pode ser a expressão de um desejo reprimido. Há ainda quem acredite que sonhos são manifestações do espírito, que “sai” do corpo durante o sono.

Enquanto dormimos, o nosso cérebro não para de trabalhar, e é por isso que podemos ter vários sonhos em uma mesma noite. Veja abaixo 11 curiosidades sobre os nossos sonhos:

1 – Um ser humano gasta cerca de seis anos de sua vida sonhando.

2 – Todas as pessoas sonham; não há no mundo um ser humano que não sonhe.

3 – Os sonhos melhoram progressivamente.

4 – Quer lembrar do seu sonho? Pessoas que são despertadas logo após o sono REM (fase durante a qual o sonho acontece) têm mais chances de lembrar de seus sonhos do que aquelas que dormiram tranquilamente durante a noite até de manhã. Não consumir álcool e medicações antes de dormir também facilita para que o sonho seja lembrado.

5 – Cegos também sonham.

6 – Algumas pessoas só sonham em preto e branco. Segundo cientistas, cerca de 12% das pessoas sonham em preto e branco. Isso é mais comum para quem teve pouco acesso à televisão em cores e pessoas com mais de 55 anos.

7 – Sonhos te ajudam a aprender.

Sonhos podem fixar as coisas aprendidas durante o dia e melhorar aprendizado, já que exercitam a memória.

8 – “Ser traído” é um sonho muito comum.

9 – Empurrão hipnótico – sensação de estar caindo ou sendo sacudido. Você já teve a sensação de estar caindo ou sendo sacudido enquanto dorme, e acaba acordando assustado? Isso é um distúrbio chamado empurrão hipnótico e é muito comum acontecer quando estamos pegando no sono.

10 – Uma pessoa geralmente tem cerca de 3-5 sonhos por noite, mas algumas podem ter até sete sonhos nesse mesmo período.

11 – Homens e mulheres podem ficar excitados – enquanto sonham. Fonte: Tudo Interessante. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »