13/05/2020 às 11h34min - Atualizada em 13/05/2020 às 11h34min

Dia D de vacinação contra a gripe imuniza mais de 200 pessoas

Até o momento já foram imunizadas um total de 1.700 pessoas no município pertencentes aos grupos prioritários

Informativo da prefeitura de Palma Sola / Reprodução
No último sábado, 09, a secretaria de Saúde de Palma Sola realizou a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, na Unidade Básica de Saúde. Foram aplicadas neste dia 235 vacinas em crianças, caminhoneiros, idosos, gestantes e pacientes com comorbidades. A campanha iniciou em março e tem previsão de término no final de maio.
De acordo com a secretária de Saúde, Débora Prevedello, devido a pandemia de coronavírus e as poucas doses da vacina que foram distribuídas, o Ministério da Saúde cancelou o dia D e deixou a critério dos municípios a realização. “Palma Sola tendo as doses disponíveis organizou uma equipe capacitada para atender a população e aumentar a cobertura vacinal”, explica.
A enfermeira e responsável pela Sala de Vacinas, Edite Cirino, ressalta que na oportunidade também foram atualizadas as vacinas de rotina de quem procurou e estava em atraso. A enfermeira conta ainda que os dois primeiros grupos abertos para vacinação ultrapassaram a meta vacinal, são eles os idosos e trabalhadores de saúde, que registraram 106,79% e 104,35%, respectivamente.
O calendário de vacinação deste ano foi:
  • 23/03 Idosos e trabalhadores da Saúde.
  • 16/04 Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabéticos, renal crônico, asmático, cardíaco, portador vírus Hepatite B, obesos grau III, transplantados.), caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e pessoas com deficiência.
  • 09/05 Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas.
  • 18/05 Professores das escolas públicas e privadas; adultos de 55 a 59 anos de idade.
Até o momento já foram imunizadas um total de 1.700 pessoas no município pertencentes aos grupos prioritários. Segundo Edite Cirino, pessoas dos grupos já liberados que ainda não foram vacinados, tem até o fim do mês pra procurar a sala de vacinas, na Unidade Básica de Saúde-UBS.


22ª Campanha 
 
População Meta Quantitativo vacinado até 11/05 Cobertura vacinal
Idosos 840 897 106,79%
Trabalhadores Saúde 115 120 104,35%
Gestantes 96 42 43,75%
Puérperas 16 8 50%
Comorbidades 489 293 59,91%
Crianças 593 212 35,75%
Caminhoneiros Sem meta 30  
Força de salvamento e segurança Sem meta 41  
Motorista transporte coletivo Sem meta 22  
Pessoas com deficiência Sem meta 35  
Professores 107 Abre para vacinação 18/05  
Adultos 55 a 59 anos Sem meta Abre para vacinação 18/05  

Conforme a responsável pelo setor de epidemiologia do município, Edite Cirino, novas doses da vacina foram entregues na última sexta-feira e com isso, decidido que seria aberta a Sala de Vacinação para o trabalho. “Achamos melhor abri e tivemos a Unidade inteira tralhando apenas a questão da campanha. Estivemos utilizando três pontos do posto. A sala ficou com vacinas de rotina e da Influenza para as pessoas que tem dificuldade de vim durante a semana”, conta.
“Na área coberta, mas com ambiente arejado, foram feitas vacinações em crianças, conforme é estimulado pelo Ministério, de seis meses até um dia para seis anos”, continua Edite enfatizando que até o momento, todos os grupos que foram abertos para a vacinação houve boa adesão. “Primeiro abriu para idosos, onde atingimos a meta. Depois para caminhoneiros, a qual tivemos uma boa adesão. E também para os crônicos, que são aqueles diabéticos, hipertensos, independentemente da idade, onde atingimos um bom número de pessoas”, explica.
Segundo Edite, todas as medidas necessárias propostas pelo Ministério foram priorizadas. "A nossa Sala de Vacinação está na parte externa da Unidade e permite que os paciente que a adentram não tenham contato com os internos”, finaliza.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »