19/05/2020 às 16h14min - Atualizada em 19/05/2020 às 16h14min

Conselheiros tutelares chamados para mandato tampão

Neusa Gomes e Soleni Terezinha Pinto foram chamadas, temporariamente, para assumir o posto de conselheiros tutelares num mandato tampão

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Palma Sola, se reuniu após orientação da promotoria e decidiu convocar dois candidatos remanescentes para assumirem, temporariamente, com um “mandato tampão", até ser realizada uma nova eleição. Neusa Gomes (professora Neusinha) e Soleni Terezinha Pinto foram chamadas para o posto e irão trabalhar até finalizar o processo eleitoral, que estava em andamento, mas foi suspenso em virtude da pandemia.

Segundo a secretária de planejamento e presidente do CMDCA, Elizete Vissotto, popular Eli, ainda no ano passado, houve uma eleição para escolha de conselheiros tutelares, onde sete foram eleitos. “Desses, apenas quatro assumiram, quando o que precisaríamos era 10, ou seja, cinco assumem e cinco ficam como suplentes. Iniciamos 2019, com a defasagem de um conselheiro. Imediatamente abrimos novo edital para uma eleição suplementar, precisaríamos de três, e tivemos apenas dois candidatos. Dessa forma, o edital foi cancelado”, esclarece.

“Na sequência, no começo deste ano, abrimos mais um edital para escolha de um suplementar, devido a pandemia o edital precisou ser novamente cancelado”, continua complementando que havia no grupo atual uma conselheira gestante, que não pode trabalhar em decorrência do vírus, e foi afastada conforme solicitado pelo médico.

“Ficaram apenas três conselheiros, e como o serviço não pode parar. Houve a reunião do Conselho para a convocação de dois candidatos remanescentes para assumirem com um ‘mandato tampão’. Na ordem classificatória após os sete eleitos na eleição do ano passado, estava Neuza e Claudemir Magalhães. A Neusinha assumiu, já Claudemir não quis. Nisso foi convocada a próxima na lista, que é a Soleni, que também assumiu”, explica a secretária.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »