25/05/2020 às 08h37min - Atualizada em 25/05/2020 às 08h37min

Tarifas de gás natural vão cair mais de 20% em Santa Catarina

Devido à regulação do setor, os valores das tarifas têm pequenas diferenças para os grupos de consumidores industriais, comerciais, residenciais e de GNV (Gás Natural Veicular)

NSC

Com a influência da forte queda do preço do petróleo tipo brent no mercado internacional devido à pandemia da Covid-19, o valor das tarifas de gás natural para os diversos grupos de consumidores vai cair mais de 20% a partir de julho em Santa Catarina. A informação é da distribuidora SCGás e a mudança ocorre devido revisão tarifária semestral realizada pela Aresc, a agência reguladora do Estado. 

Devido à regulação do setor, os valores das tarifas têm pequenas diferenças para os grupos de consumidores industriais, comerciais, residenciais e de GNV (Gás Natural Veicular). Para as grandes indústrias, que respondem pela maior fatia de consumo do Estado, a queda da tarifa é estimada em 21%. Com essa variação média, o Estado segue com tarifas entre as mais baratas do Brasil. 

Sobre o impacto da pandemia no consumo total de gás natural no Estado, a empresa informa que em abril houve uma retração de 47%  frente ao mesmo mês do ano passado. Em maio, como quase todos os setores econômicos do Estado voltaram à atividade, a retração do consumo deve fechar em torno de 30%. 

Quando surgiu a crise do novo coronavírus, a SCGás ofereceu aos clientes uma política comercial extraordinária, que incluiu parcelamentos de faturas e outras flexibilizações de compromissos para ajudar o consumidor nessa fase mais difícil. Segundo a companhia, a política teve ampla adesão do mercado, o que mostrou eficácia no equilíbrio das relações comerciais para esse momento excepcional. Essa flexibilização de pagamentos evitou crescimento da inadimplência, que ficou controlada. 

Durante o mês de abril, a SCGás forneceu o insumo para 285 indústrias que representam mais de 50% do PIB industrial do Estado, 133 postos de Gás Natural Veicular (GNV) em 50 cidades, 643 unidades consumidoras comerciais, cinco clientes de cogeração, um de matéria prima e 15.655 unidades residenciais. A companhia apurou junto ao Denatran que em março deste ano Santa Catarina tinha 107.429 usuários de GNV com carros emplacados no Estado. 

Para quem quer saber mais sobre o custo do gás natural em SC basta acessar no site da companhia o link www.scgas.com.br/uploads/editores/20200523012845.pdf


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »