02/06/2020 às 14h28min - Atualizada em 02/06/2020 às 14h28min

Aulas seguem suspensas em SC até 2 de agosto

Governo de Santa Catarina divulgou decreto nesta segunda-feira, dia 1º de junho, do plano de gestão compartilhada entre governo do estado e municípios

Na manhã de segunda-feira, dia 1º, o governo de Santa Catarina divulgou decreto detalhando o plano regionalizado de combate ao Covid-19. Este plano é uma decisão compartilhada entre governo do Estado e os municípios dividindo as decisões sobre liberação ou restrição das atividades. Deve ser considerado o número de óbitos e de casos confirmados da doença e as taxas de ocupação em leitos de unidade de terapia intensiva e de transmissão e propagação do coronavírus. O decreto tem vigência a partir da próxima segunda, dia 8 de junho.
Transportes

Na próxima segunda-feira deve ser retomado o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros, dependendo da situação da Covid-19 na cidade e região. O transporte interestadual de passageiros público ou privado, incluindo fretados, segue suspenso em Santa Catarina até 2 de agosto. A circulação do transporte coletivo e aulas estão suspensas em Santa Catarina desde março. Depois, o governo prorrogou a quarentena, mas flexibilizou diversas atividades, como comércio e hotéis, que voltaram a funcionar em abril.
Segundo o governador, como a doença evoluiu de forma distinta em cada região do estado, há a necessidade das estratégias regionalizadas, uma vez que há muitas cidades sem confirmação da doença. "Essa deliberação ocorre com os municípios mostrando uma retomada segura, não significa a liberação automática e imediata. Será deliberado pelas regiões de saúde", disse o governador.
 
Aulas presenciais
As aulas presenciais da rede pública e particular, do infantil ao superior, permanecem suspensas até 2 de agosto em todo território, sem prejuízo do calendário letivo. As atividades remotas que estão sendo feitas pela rede estadual de educação e municipal, por exemplo, são consideradas curriculares e serão utilizadas para validar as 800 horas do ano.
No entanto, mesmo com a suspensão até agosto, a partir de 6 de julho as aulas presenciais em ensino superior podem ser retomadas, conforme a situação da região, e em 8 de julho, será possível retomar estágios obrigatórios e aulas presenciais em laboratórios.
 
Esportes
Até 5 de julho seguem suspensas as atividades da Fundação Catarinense de Esporte e de eventos esportivos privados. "As competições estariam autorizadas, não poderemos ter a presença de público a partir de 5 de julho nesses eventos e competições", detalhou Carlos Moises. A suspensão vale também para shows, eventos, cinemas, casas noturnas, museus, espetáculos, parque temáticos e outros espetáculos que tenham aglomeração de públicos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »