06/06/2020 às 08h44min - Atualizada em 06/06/2020 às 08h44min

Saber Envelhecer

Coluna de opinião do jornal impresso

Não é incomum encontrarmos pessoas que não se prepararam para envelhecer, que não estão preparadas para aceitar as limitações do tempo. Dia a dia limitações vão minando nossas vitalidades; a minha e a sua caro(a) leitor(a). Para saborearmos o que a vida tem de melhor precisamos estar em dia com a realidade que se nos oferece a cada amanhecer. Cada dia tem seus encantos, basta que você os queira ver. E para ver a beleza do dia é necessário que sua mente esteja arejada, livre de qualquer ranço que possa turvar seu bom humor. Tal ação depende de seu esforço em não se deixar abater por acontecimentos desagradáveis.
Por isso, invista em viver com alegria. Desse investimento dependerá sua trajetória em direção à velhice (da qual ninguém foge, a menos que morra). É comum que idosos com depressão, entristecidos, lamentem por não possuírem a mesma vitalidade da juventude.
Por isso hoje escrevo a você que, como eu, já está, ou se encaminha para, a melhor idade. Podemos iniciar um novo ciclo, está em nós fazer com que esse tempo seja mais bem vivido e desfrutado. Há um novo desafio a enfrentar, não importa qual a sua idade. Cada momento com seus problemas e soluções, se buscarmos vencê-los estaremos nos preparando com coragem para termos uma vida melhor quando chegar o outono da existência. O outono é a estação da colheita de frutos e se soubermos envelhecer poderemos colher nessa época os frutos das sementes cultivadas ao longo da vida.
Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.  A sua vida pode não estar enfeitada com um laço, mas ainda assim é um presente.
Envelhecer ganha da alternativa: morrer jovem.
Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que você tenha feito ou deixado de fazer.

Reinaldo Guimarães 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »