06/06/2020 às 10h58min - Atualizada em 06/06/2020 às 10h58min

Uma em cada quatro cidades de SC já teve casos confirmados de coronavírus

NSC

Uma em cada quatro cidades de Santa Catarina já teve casos confirmados do novo coronavírus. O levantamento foi feito com base nos dados atualizados até esta sexta-feira (5) do Painel do Coronavírus, do NSC Total.

No total, 229 das 295 cidades do Estado já tiveram diagnósticos positivos da doença, o que representa uma proporção de 77% dos municípios catarinenses.

As regiões que tiveram mais cidades afetadas proporcionalmente ainda são o Sul do Estado, com 42 municípios, e o Vale do Itajaí, com 44. No Sul, apenas Ermo, Treviso, Imaruí e Santa Rosa de Lima ainda não registraram casos. Na outra ponta, a Serra Catarinense ainda é a região mais preservada, onde apenas a metade das cidades teve pacientes com covid-19.

Maior número de pacientes em tratamento desde 11 de maio

Outro dado que chama a atenção é que Santa Catarina tem nesta sexta-feira o maior número de pacientes diagnosticados com covid-19 que ainda estão em tratamento contra a doença desde pelo menos 11 de maio, quando o governo do Estado passou a divulgar oficialmente de modo diário o total de curados. São 3.967 pacientes ainda em recuperação dos efeitos do coronavírus.

Apesar desse número, o total dos doentes com diagnóstico positivo para covid-19 e ainda em tratamento que estão internados em UTIs no Estado é o mais baixo desde pelo menos 11 de maio. Apenas 1,04% dos pacientes em recuperação estão em terapia intensiva.

Quando acrescentados também os casos suspeitos de covid-19 e que estão em tratamento na UTI, no entanto, o número volta a preocupar porque é um dos mais altos desde o início da pandemia. Nesta quinta (4), as UTIs públicas e privadas do Estado tinham 160 pessoas internadas, das quais apenas 41 já tinham sido diagnosticadas com o novo coronavírus.

A média diária de internados em UTI, entre suspeitos e confirmados, tem crescido mês a mês segundo os dados do Painel do Coronavírus. Em abril, era de 104 internados por dia. Em maio passou para 123,4. Nesses quatro primeiros dias de junho já é de 163,5.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »