09/10/2015 às 15h08min - Atualizada em 09/10/2015 às 15h08min

Outubro Rosa é lembrado na região

Veja a programação de atividades no seu município

Francieli Perondi
Região

O mês de outubro já é reconhecido como sendo o mês de prevenção e cuidados com a saúde da mulher. As Secretarias de Saúde dos municípios desenvolvem, em alusão à data, várias programações e atividades especiais durante esse mês para chamar atenção da mulher sobre a importância do cuidado com a saúde.

 

Em PALMA SOLA a programação acontece no dia 27, quando será realizado o dia do embelezamento da mulher na unidade de saúde. Serão feitos penteados, maquiagem e pintadas as unhas das mulheres, que terão a oportunidade de fazer os encaminhamentos para os exames de mamografia e preventivo. Além disso, será realizado também os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites.

 

Na cidade de ANCHIETA será realizada no dia 17 uma palestra com o médico dermatologista Gustavo Poletto. O tema da palestra será sobre câncer de pele e hanseníase, sendo que o evento acontece no salão paroquial às 9h. Já no dia 30 será realizado o dia da beleza, e depois de fazer unha, maquiagem e penteados as mulheres poderão tirar fotos e levar para casa. Além disso, no decorrer de todo o mês serão feitos os agendamentos de preventivos e mamografias.

 

No município de SÃO JOSÉ DO CEDRO, a programação iniciou no dia 3, no distrito de Padre Réus. As atividades iniciaram por volta das 12h, e contaram com palestras, realização de exames, repasse de orientações e cuidados com a beleza, através de maquiagem e limpeza de pele. No sábado, dia 10 será realizado a coleta de preventivos e encaminhamentos de mamografias na unidade de saúde da cidade, das 7h ao meio dia. Além disso, nos dias 13, 14 e 15 terá atendimento noturno das 17h às 21h no Posto de Saúde da cidade, para coleta de exame preventivo e mamografia.

 

Em FLOR DA SERRA DO SUL o posto estará funcionando em horários especiais, nos dias 13, 15, 20, 22, 27 e 29, para as mulheres que trabalham a noite e precisam ir depois do horário de serviço. Além disso, está sendo programada uma manhã com brincadeiras, jogos, palestras e lanches no fim do mês, com o objetivo de mobilizar as mulheres em prol da saúde.

 

Em GUARUJÁ DO SUL o posto trabalha com horários estendidos nas quartas-feiras, até às 19h30. No dia 14 será realizado também o dia da beleza, que vai ser no Posto de Saúde, com pintura de unha, realização de maquiagem e penteados.

 

Em CAMPO ERÊ a programação do Outubro Rosa iniciou no dia 1º com atividades com um educador físico. Ontem, dia 8, aconteceu palestra na empresa Dass para as funcionárias, envolvendo as enfermeiras do Nasf e dentistas. Nos dias 9, 13 e 14, acontecem coletas de exames preventivos nas unidades de saúde espalhadas pela cidade e interior.

Já no dia 16 acontece a caminhada rosa, envolvendo os funcionários das Secretarias, entidades do município e população em geral. O evento começa às 7h30 com saída da unidade de saúde do bairro São Francisco. Nos dias 17, 20, 21, 23, 27 e 30, a equipe da saúde estará mobilizada realizando mais coletas de exames e repassando informações para as mulheres de todo o município. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »