12/06/2020 às 09h09min - Atualizada em 12/06/2020 às 09h09min

O caos

Coluna de opinião do jornal impresso

A pandemia que estamos vivendo não é somente do corona vírus, uma doença infecciosa, sem vacinas e sem remédios apropriados para combate-la com eficácia. Estamos reclusos, longe de familiares, com imensas saudades. E saudades também da liberdade, de conversar, tomar um chimarrão, sair de casa, dançar nos bailes de casais entre outras atividades rotineiras até então.
Mas a cada dia que passa percebemos que a pandemia não é apenas do vírus assassino. É também na loucura que estamos vivendo. Movimentos sociais explodindo a todo lado, panelaços como forma de dizer que nada está bem, violência policial sem medida e intrusos agressivos nos movimentos legítimos e pacíficos. A indisciplina do presidente da República que não serve de exemplo para ninguém, ao permanecer sem máscara, em meio às pessoas. E as falas dele usando de pouca ou nenhuma importância para com as famílias, que perderam seus entes queridos para essa nova doença. Informações omitidas, como se assim, se tornasse possível mudar os rumos e a propagação avassaladora da Covid-19 no país.
Sentimos que estamos no meio do caos e poucas e eficazes medidas para sairmos deste. É um entra e sai de autoridades que deixam o governo. São multidões de pessoas que ficaram desempregadas. E no meio de tantas desgraças, ainda há os que buscam tomar proveito de todas as situações. Até na compra de respiradores, tão essenciais e indispensáveis nesse momento. Mas há aqueles que querem apenas encher o bolso. Não se importando com a vida de outras possíveis vítimas da doença. Lembra do caso de nosso Estado? 33 milhões desviados... Faltam retornar mais de 20 milhões para os cofres públicos do Estado de SC. Em decorrência disso, seguem-se exaustivas investigações para dar um retorno ao cidadão de bem desta Terra.
Existem muitas coisas erradas e pensadas para assim ser. Remédios, alimentos e muitos itens não param de subir os preços. Ao lado, o salário congelado dos trabalhadores. Mas o que deixa qualquer pessoa perplexa e indignada, neste momento de dificuldade, é saber que na lista das pessoas que pediram o auxilio emergencial, nem todos necessitam.
Conhecemos as pessoas que vivem no nosso meio. Muitos merecem, devem receber, é justo. Outros, no entanto, gananciosos também receberam. Não é necessidade. Apenas aproveitar-se da situação. O pedido é legal, mas na realidade é imoral. Ainda bem que temos a lista para conferir e perceber quem é quem nesta história. Auxílio emergencial é para quem realmente necessita e merece receber. Por tudo isso, penso que lamentavelmente estamos inseridos no caos.

[email protected]
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »