13/06/2020 às 09h14min - Atualizada em 13/06/2020 às 09h14min

Confirmada a ocorrência de um tornado em Santa Catarina

Ndmais / Secom

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado na tarde do dia 10 de junho na cidade de Descanso, no Extremo Oeste do Estado. A possibilidade da ocorrência do fenômeno na região havia sido publicada pelo órgão ainda na quarta-feira (10), mas a confirmação foi dada na sexta-feira (12).

Na sexta, a Defesa Civil fez um levamento com drone e realizou entrevistas com os moradores. E além de analisar os relatos, foram averiguadas detalhadamente as imagens, fotos e vídeos, e ainda realizadas consultas com especialistas em tornados. Um deles foi o Dr. Ernani Nascimento, da Universidade de Santa Maria.

E com base em todos esses dados foi possível confirmar a ocorrência de um tornado na cidade de Descanso.

Monitoramento

De acordo com a Defesa Civil, as condições de tempo severo em SC já estavam sendo monitoradas desde a semana passada. No informe divulgado, o órgão destaca que no domingo, dia 6 de junho, um boletim especial de condições de tempo adverso entre os dias 9 e 11 de junho, havia sido emitido.

Nele constava a previsão de chuva moderada a forte e persistente, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra, além de temporais com ventos intensos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »