17/06/2020 às 14h35min - Atualizada em 17/06/2020 às 14h35min

Município recebe diagnóstico do esgotamento sanitário

Assessoria

O prefeito Kiko Mantelli, juntamente com a equipe da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, recebeu, na manhã de terça-feira, 16, o diagnóstico de esgotamento sanitário municipal – situação e proposição de alternativas para a área urbana, projeto Tratasan. O relatório foi entregue pelo engenheiro sanitarista da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) Carlos Henrique Langner. O secretário de Agricultura Juliano Zandoná, engenheira sanitarista do município, Vitoria Brocardo Leon, e o diretor de Meio Ambiente Douglas Ribeiro, também estiveram presentes.

O relatório tem objetivo de orientar o município nas ações a serem tomadas sobre a gestão do esgotamento sanitário local. O trabalho ocorreu através de um convênio celebrado entre o município e a ARIS, em 2018, através de recomendação do Ministério Público. O material técnico tem a importância de evidenciar o diagnóstico da situação do esgoto e trazer proposições de alternativas para que o saneamento seja gerenciado da melhor maneira, sendo adotadas medidas graduais e progressivas.

"A partir disso, vamos fazer alguns direcionamentos de políticas públicas, principalmente nas adequações das fossas, já que, segundo o relatório, 90% estão irregulares no município. Esses pontos serão levados também para a Casan, pois temos um contrato com a empresa sobre água e esgoto", explica o diretor de Meio Ambiente Douglas Ribeiro. Agradece também a parceria da secretaria de Saúde, através das Agentes Comunitárias de Saúde-ACS que fizeram o trabalho de pesquisa casa por casa.

Segundo o prefeito Kiko, com o resultado do diagnóstico, o município deverá elaborar um plano de ação em parceria com os moradores locais, para dar um destino correto ao esgotamento sanitário. “Para ajudar, vamos fazer futuramente uma Audiência Pública e explicar à nossa população a orientação que recebemos, tanto do Ministério Público quanto através do levantamento e relatório da situação”, enfatiza.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »