18/06/2020 às 14h02min - Atualizada em 18/06/2020 às 14h02min

Guarujá retoma procedimentos eletivos

Assessoria
A Secretaria Municipal de Saúde informa que estão sendo retomados alguns procedimentos de cirurgias, consultas e exames eletivos. A determinação consta em duas portarias publicadas no dia 20 de maio pelo Governo do Estado.
Os procedimentos eletivos estavam suspensos desde a adoção das primeiras medidas de distanciamento social no estado, no dia 17 de março. Havia uma demanda crescente pela retomada destes procedimentos, principalmente porque o atraso prolongado no início ou continuidade do tratamento de diversas doenças pode acarretar em aumento de morbimortalidade ou piora no desfecho das mesmas. Contudo, esses procedimentos estão sendo retomados pelo município com cautela e uma série de restrições.
O primeiro procedimento cirúrgico que o município providenciou foi a realização de cirurgia de hérnia umbilical e vesícula que aconteceu no dia 8 de junho em Guaraciaba, em dois pacientes. Ontem, dia 17, foi realizada também a cirurgia de cataratas no hospital de Iporã do Oeste, com aproximadamente 10 pacientes, reduzindo em mais de 50% a capacidade, considerando procedimentos já realizados anteriormente.
A Secretaria argumenta que todos os cuidados em relação ao coronavírus estão sendo tomadas. “É necessária a adoção de várias medidas para que possamos garantir a segurança dos pacientes. Utilizamos veículo de grande porte para permitir o distanciamento ideal entre os pacientes, o uso indispensável de máscaras, a higienização com álcool em gel, e também um profissional da saúde é disponibilizado para auxiliar os pacientes dispensando assim a presença de acompanhantes”, finaliza.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »