29/09/2020 às 17h02min - Atualizada em 29/09/2020 às 17h02min

Paraguai anuncia abertura total dos pontos de fronteira com o Brasil

A iniciativa será testada durante três semanas e ainda depende das conversas entre os presidentes

Da redação
O Paraguai anunciou que a Ponte da Amizade e outros pontos de fronteira com o Brasil serão reabertos. A iniciativa será testada durante três semanas, entretanto, a data exata da abertura depende de conversas entre o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, e do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, após uma reunião realizada para apresentação do protocolo sanitário.
 
Restrições
O Governo do país vizinho autorizou a abertura total, com trânsito livre, das 5h às 14h para a passagem de ambos os lados e até às 18h para o retorno ao país de origem. A entrada de pessoas pela Ponte da Amizade, principal ponto migratório com o Paraguai, será autorizada para os turistas que poderão se deslocar para Hernandárias, Presidente Franco e outras cidades da zona da tríplice fronteira.
A diretora de Migrações, Ángeles Arriola, disse que os turistas só poderão chegar ao quilômetro 30 e não poderão viajar para outros departamentos do país. Por sua vez, o vice-ministro da Saúde, Julio Rolón, garantiu que o Governo fará o possível para que a abertura da Ponte da Amizade se mantenha. Inicialmente, a Ponte irá abrir por um período de três semanas.
Na mesma ocasião, o prefeito de Cidade do Leste, Miguel Prieto, comemorou essa decisão e garantiu que será um recomeço para a cidade, que foi duramente atingida pela crise econômica provocada pela pandemia. Prieto enfatizou que todos as empresas devem adotar as medidas sanitárias e que o uso de máscaras faciais deve ser obrigatório para evitar um novo aumento de infecções por Covid-19 na área.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »