22/10/2015 às 16h52min - Atualizada em 22/10/2015 às 16h52min

Safrinha de soja é proibida no Paraná

Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar – estabeleceu período de semeadura para a cultura no Estado

Paraná

A safrinha de soja foi proibida no Paraná, através de uma portaria [nº 193] divulgada no Diário Oficial, no dia 7 deste mês. Neste documento a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar – estabeleceu que o período de semeadura para a cultura de soja no Estado ficará restrito entre os dias 16 de setembro e 31 de dezembro de cada ano agrícola e passa a vigorar no ano agrícola 2016/2017.

A Portaria 193 estabeleceu ainda o prazo final para colheita ou interrupção do ciclo da cultura de soja para a data de 15 de maio. Após essa data todas as áreas cultivadas deverão estar colhidas ou com as plantas dessecadas. O artigo 3º é ainda mais específico e proíbe a semeadura e cultivo de soja em sucessão à soja, na mesma área e no mesmo ano agrícola. Só fica autorizado a semeadura e manutenção de plantas vivas de soja para fins de pesquisa científica em cultivo protegido.

Além disso, a portaria ainda destaca que proprietários, responsáveis, arrendatários ou ocupantes a qualquer título de áreas com soja, a eliminação imediata das lavouras inviabilizadas economicamente pela alta incidência da ferrugem asiática, independentemente do prazo para eliminação de plantas vivas de soja.

Segundo comunicado da Adapae as medidas se fazem necessárias considerando a importância socioeconômica da cultura da soja para o Estado do Paraná e os potenciais prejuízos da praga Phakopsora Pachyrhizi, agente da ferrugem asiática. Fonte/Laborsolo. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »