Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
22/01/2021 às 14h22min - Atualizada em 22/01/2021 às 14h22min

Nova diretoria do Cresim é empossada

Para presidente, o escolhido foi o prefeito de Anchieta, Ivan Canci. Já para vice, o prefeito de São Bernardino, Dalvir Ludwig

Da redação
A posse da nova diretoria do Consórcio Regional do Rio Sargento de Integração Municipal (CRESIM) aconteceu ainda na semana passada, na sede do Centro de Apoio Psico-social (CAPS), de Campo Erê. O ato contou com a presença da chefe do executivo, Rozane Moreira, bem como a dos prefeitos de Anchieta, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e São Bernardino. O Cresim tem como principais atividades a manutenção do Caps, que atende pessoas com dificuldades motoras ou mentais, e da Casalar, que cuida de crianças sem família.
O secretário executivo do consórcio, Valdecir Magri, comenta que quando assumiu o cargo, há quatro anos, o maior problema eram as contas. Hoje, com as economias dos dois últimos anos, o Cresim está com um bom caixa. Porém, ainda estão em dívida com o consórcio: Campo Erê e Anchieta. O débito de Campo Erê vem de 2017 e 2018, na época da antiga gestão. O pagamento da dívida, que passa de R$ 260 mil, já está sendo planejado. A prefeita Rozane explica que deseja parcelar o valor, fazendo um repasse mensal em dinheiro, e disponibilizando funcionários e serviços da prefeitura para saldar o montante.
A dívida de Anchieta soma cerca de R$ 30 mil, e o prefeito do município, Ivan Canci, já comunicou que deseja liquidar ainda em janeiro. Dos municípios presentes na reunião, apenas Santa Terezinha não faz mais parte do consórcio, porém, a prefeita Márcia Detofol já se manifestou favorável a um retorno, para contemplar a população do seu município que necessita.
O prefeito de Saltinho, Edimar Noronha de Freitas, salienta que todos os municípios precisam dos serviços oferecidos pelo Caps e Casalar, e se optassem por fazer individualmente, os custos seriam muito maiores. Outro ganho citado por ele, é na qualidade do atendimento. Com um centro regional concentrando os profissionais, é possível oferecer um serviço com mais qualidade para a população. A prefeita de Campo Erê confirma a opinião do prefeito Edimar. Ela comenta, inclusive, que gostaria de melhorar ainda mais os serviços oferecidos pelo consórcio, e já tem ideias novas para isso.
 
Nova diretoria
Na reunião de posse, foram discutidos temas importantes para o consórcio, como melhorias para o Caps e Casalar. O prefeito de São Bernardino, Dalvir Ludwig, foi escolhido como vice-presidente. Para presidente, o escolhido foi o prefeito de Anchieta, Ivan. Ele destaca que mesmo sendo escolhido para comandar o Cresim, deseja fazer uma gestão coletiva, tomando as decisões junto com os demais prefeitos. Ele comemora o comparecimento dos cinco gestores no encontro, coisa que nos anos anteriores dificilmente acontecia.
Salienta que a prefeita de Campo Erê compareceu na reunião, inclusive se comprometendo em saldar o débito da gestão anterior. Ele ainda comemora as tratativas com a prefeita de Santa Terezinha, para que o município também integre o consórcio. O novo presidente manifesta sua vontade em ampliar as atividades do Cresim, e salienta que é possível disponibilizar mais serviços com o consórcio. Cita a existência de programas federais que não podem ser acessados via município, mas por consórcio sim.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90