Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
17/02/2021 às 15h45min - Atualizada em 17/02/2021 às 15h45min

Sem leitos de UTI disponíveis, hospitais transferem pacientes para outras regiões

Segundo o último boletim epidemiológico, os seis municípios de circulação do Sentinela contabilizaram mais de dois mil casos, destes, 171 continuam ativos

Da redação
A ocupação de leitos adultos alcançou 100% no Oeste de Santa Catarina, segundo dados do último balanço divulgado pelo governo do Estado. O índice mostra um agravamento do problema de aumento de casos e superlotação de UTIs na região, que convive há duas semanas com aumento de casos e um colapso no sistema de saúde.
A situação motivou a transferência de pacientes a outras localidades e novas medidas restritivas anunciadas pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), como suspensão de atividades esportivas, cultos e celebrações religiosas. Durante esta semana, o órgão já havia adiado o reinício das aulas presenciais, inicialmente previstas para amanhã, dia 18.
 
Aumento de casos
SC registrou mais 18.095 novos casos entre os dias 5 e 12 deste mês. Isso representa uma alta de 26% dos casos ativos da doença somente nas duas primeiras semanas de fevereiro. Os dados são do último boletim do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulgado nesta semana. O Necat se baseia nos dados disponibilizados pelo governo do Estado por meio dos boletins epidemiológicos da Secretaria Estadual da Saúde e outras fontes.
Outro aspecto preocupante levantado pelo boletim é que no período considerado foram registradas mais 196 mortes, indicando a continuidade da ocorrência de um número elevado de óbitos no Estado. A média semanal móvel se estabilizou no patamar de 28 óbitos por dia. Santa Catarina aparece em 4º lugar no ranking nacional dentre os Estados com o maior número de registros da Covid-19 e em 12º lugar com o maior número de óbitos.
Com isso, o boletim conclui que no início do mês de fevereiro, tanto os novos casos como os óbitos, continuaram num ritmo acelerado, indicando a continuidade da gravidade da pandemia.
 
Lotação máxima
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, referência para Palma Sola e região, divulgou que chegou à sua lotação máxima e que pacientes com Covid-19 serão transferidos para outras regiões do Estado. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o número de pacientes chegou ao máximo e já existe fila de espera do Pronto Socorro. O Hospital também pede para que a população procure outras alternativas e que se for possível, não busquem atendimento no Pronto Socorro da unidade.
 
Região circunvizinha
Segundo o último boletim epidemiológico, os seis municípios de circulação do Sentinela contabilizaram mais de dois mil casos, destes, 171 continuam ativos. Campo Erê retorna ao todo da lista, com 533 confirmados, 32 ativos e 5 óbitos. Palma Sola vem logo atrás, com 483 casos, 71 ativos e 5 óbitos. São José do Cedro, em terceiro, registra 457 positivos, 31 ativos e também 5 óbitos. Flor da Serra do Sul segue com 241 casos e 3 óbitos, sem nenhum ativo. Já Anchieta, chega aos 229 confirmados, com 33 ativos e 4 óbitos. Guarujá do Sul, por último, permanece com 84 casos, 4 ativos e 4 óbitos.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90