Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
20/02/2021 às 08h41min - Atualizada em 20/02/2021 às 08h41min

“Ser manicure não é opção, e sim uma paixão!”

A afirmação é da empresária Vaninha Sutili, que atua na área a mais de 20 anos, e hoje conta com ajuda de sua filha de apenas 17 anos

Da redação
Melhor do que ter alguém que cuide das suas unhas com todo carinho é saber que podemos contar com a manicure sempre, verdadeiras amigas e confidentes, elas conhecem as unhas das suas clientes como ninguém. E, além disso, deixam todas com a autoestima melhor. Este mês, o jornal Sentinela conheceu a história da campoerense Evania Guermo, também conhecida como Vaninha, de 34 anos, que começou a atuar na área de manicure e pedicure com apenas 13.
Fazem pouco mais de uma década que ela trabalha em seu próprio espaço, onde se dedica só a unhas, que é sua especialidade. Apaixonada pela área, sua primeira oportunidade de formação foi através do Pro Menor; depois buscou outras formações. Ela conta que antes de abrir seu espaço, atendia em sua casa, e em salões de beleza da região. Quando inaugurou, decidiu que ia passar um pouco de seu conhecimento para outras pessoas, e foi aí que começou a ministrar cursos, já formando mais de 200 profissionais, que ainda atuam ou já atuaram na área.
“Sempre falo às meninas que vem para o curso, que se for para elas entrarem nesta área, que não seja só por falta de opção, mas por amor. Qualquer profissão que seguir, deve ser porque a pessoa gosta do que faz”, afirma ressaltando que todo ano participa de formações, para se aperfeiçoar e poder ministrar no seu espaço de trabalho.
Vaninha relata que antes da pandemia, haviam mais três profissionais atuando no espaço, mas como precisou afastar as cadeiras e evitar aglomerações, hoje está trabalhando apenas com sua filha de 17 anos, que desde os 11 anos segue os passos da mãe. A manicure destaca sempre trabalhar com máscara e luvas, o que mudou foi o distanciamento entre as pessoas no seu salão. Como só trabalha com horário marcado, a agenda é bem corrida. Conseguia atender até quatro mulheres, agora, apenas duas.
 
“Fizemos nosso próprio salário”  
A área de manicure e pedicure só foi reconhecida como profissão em 2012, antes não existia carteira assinara para a área. Uma manicure tem seus próprios horários, que para Vaninha, são bastante flexíveis. “Manicure e pedicure faz seu próprio salário, se desejar ganhar um pouco mais, precisará atender mais. As vezes atender de segunda a domingo, o dia todo”, comenta.
As clientes questionam se não sente dor nas costas, por ficar o dia todo trabalhando: “não sinto dor alguma, porque gosto do que faço. Acordo todos os dias para trabalhar de forma espontânea, porque escolhi fazer tudo isso”, relata Vaninha afirmando que o mais gratificante é ver suas clientes saírem satisfeitas.
 
Atendimentos
Vaninha atende manicure e pedicure, feminino e masculino, alongamento de unhas, além de comercializar joias e lingeries. Ministra cursos intensivos, com duração de 12 horas, dividido em três dias. Suas alunas ganham um kit durante a formação, com alicates, espátulas, lixas, palitos e outros produtos necessários. Aproveite os horários flexíveis e agende já o seu. Mais informações no número: (49) 99109-4357.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90