26/03/2021 às 08h20min - Atualizada em 26/03/2021 às 08h20min

Câmara de Vereadores transmite suas sessões online

Sessão online, realizada em Guarujá do Sul, é transmitida pelo Facebook e visa aproximar a população de seus representantes políticos

Da redação
Foto: Fernando Wazen
Com o objetivo de facilitar a participação da população nas pautas e decisões da Câmara de Vereadores, foi implantada em Guarujá do Sul a transmissão online das sessões. Esse projeto já vem sendo pensado pelo presidente da câmara Cleber Weshenfelder a algum tempo, as primeiras tentativas não deram certo, agora com o reforço dado pelo afastamento social, a ideia ganhou força e encontraram-se os meios necessários para sua execução. A primeira transmissão de uma sessão da Câmara, no município, ocorreu no dia 16 de março.
“É uma ideia para horizontalizar o processo, proporcionar a todos os vereadores condições e a possibilidade de divulgar o seu trabalho, mas acima de tudo, aproximar a comunidade do processo legislativo. Muitas vezes não por falta de interesse mas por falta de tempo, a população não acompanha as sessões presencialmente, então dessa forma a gente pode propiciar que assistam de sua casa”, nos esclarece o presidente da Câmara.
Isso servirá para reforçar o protagonismo da câmara, os munícipes conseguirão acompanhar o processo da tomada decisões. “É fato que a política tenha um descredito para com as pessoas, sendo assim, é necessário que a gente reforce esse espaço”, enfatiza Cléber.
Para que as pessoas possam eleger de forma mais assertiva, devem conhecer o que de fato cada candidato realiza em seu município, essa é a ideia central das transmissões, que poderão ser assistidas a qualquer momento pela internet. Assim podendo acompanhar, cobrar e estar próximos dos seus representantes. “Porque uma política para ser efetiva, precisa da aproximação do político com a comunidade”. – Cléber Weshenfelder.
 
Como estão sendo realizadas as transmissões
Foram criadas duas contas, uma no Instagran e outra no Facebook. As transmissões estão sendo realizadas via Facebook, na página da Câmara dos Vereadores de Guarujá do Sul. Com um celular, os próprios vereadores, com o auxílio de funcionários, transmitem as sessões. Até o momento esse sistema se mostrou efetivo e apresentou uma qualidade audiovisual consideravelmente boa.
As sessões seguem o regimento e devem ser realizadas nas terças-feiras, às 19h. Mas as pessoas poderão assistir quando tiverem disponibilidade, assim elas poderão pausar, acompanhar os trabalhos e entender o real processo do legislativo e da função dos vereadores.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »