29/10/2015 às 16h43min - Atualizada em 29/10/2015 às 16h43min

Livro da escola Pops é lançado

Solenidade foi realizada no CTG Alto da Querência em Anchieta no sábado, dia 24. Livro conta a história dos 60 anos da EEB Professor Osni Paulino da Silva

Anchieta

 

Foi lançado oficialmente no último sábado, dia 24, o livro: Os caminhos da Educação – 60 anos, da Escola Professor Osni Paulino da Silva (Pops), de Anchieta. A solenidade de lançamento aconteceu às 20h no CTG Alto da Querência, com a presença de autoridades locais. Na ocasião houve uma belíssima apresentação teatral, que através da ludicidade mostrou o encanto único dos livros.  

Após a apresentação formou-se a mesa de honra, sendo composta pelos seis professores responsáveis pela escrita e organização do livro: Odila Maria Battistin Flach, Protásio Flach, Lourdes Pintro, Inês Garlet Vieira, Marilene Dalla Méa e Marinês Rodrigues de Freitas Leite.

O professor e diretor do Pops, Ernani Grabin, parabenizou os professores responsáveis pela confecção do livro e entregou um livro a cada um. “Destaco a relevância do livro para a história do Pops, bem como para a posteridade da escola estadual do município de Anchieta”, declarou o diretor.

A primeira dama de Anchieta, Silvane Prestes de Oliveira, representou a secretária da SDR Bianca Bertamoni, e salientou a importância do Pops na vida dos anchietenses que estudaram na escola. “Parabenizo também os professores pelo tempo, persistência e dedicação em concluir este projeto. Como ex-aluna e também como integrante do corpo docente do Pops, me sinto orgulhosa em ver essa história registrada”, comentou Silvane.

O prefeito, Ari Prestes de Oliveira, reforçou a importância de registrar uma história. “É importante levar esse livro para as próximas gerações”, declarou Ari afirmando que foi uma felicidade estar presente e parabenizar os professores pelo trabalho dedicado ao livro.

Os professores também fizeram considerações, lembrando os momentos de pesquisa, organização e escrita do livro. “Agradecemos a colaboração de cada pessoa que ajudou a produzir o livro, e também a presença de cada um que veio até o CTG, prestigiar o lançamento oficial desta obra”, declararam os professores.

 

Programa Mais Cultura

A publicação se tornou possível após a direção do educandário inscrever um projeto para o Programa Mais Cultura do Ministério da Educação (MEC), em 2013. Após a aprovação do projeto foi liberado um recurso de R$ 21 mil. “Só recebemos metade, mas contamos com as vendas para ajudar a custear toda a obra”, explicou o diretor Ernani Grabin.

A professora e uma das escritoras do livro, Odila, explicou que uma das condições do livro ser realizado, era a de que um dos escritores tivesse publicado artigos em veículos de comunicação. “Sou colunista do jornal Sentinela do Oeste, onde assino a coluna Dia a Dia”, explicou Odila, que escreve para o jornal desde 2010.

O livro ficou com 228 páginas, e está disponível ao valor de R$ 20, sendo vendido no momento na Escola de Educação Básica Professor Osni Paulino da Silva.

“É um registro significativo por tudo que construímos, fazemos e deixamos. Criamos uma intimidade maior com a comunidade escolar e os anchietenses. É um orgulho e honra fazer parte dessa história”, finalizou o diretor Ernani.

 

Nota dos escritores

Organizar e relatar a história dos 60 anos da Escola de Educação Básica Professor Osni Paulino da Silva, foi para nós um grande desafios que muito nos honrou, sendo este proporcionado pelo Programa Mais Cultura – MEC. Movidos pelo empenho e satisfação de toda equipe e a valiosa colanoação de todos que contribuíram com depoimentos, fotos e fatos foi possível resgatar a história, tão relevante para todos os anchietenses que dela fizeram e fazem parte no decorrer de seis décadas de evolução e construção do conhecimento.

“Ser educador é ser um poeta do amor, educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”, Augusto Cury.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »