30/10/2015 às 09h14min - Atualizada em 30/10/2015 às 09h14min

Colheita de trigo sai abaixo do esperado

Produtores afirmam que estão colhendo de 20 a 30 sacas por hectare

Palma Sola

Na semana passada divulgamos uma matéria sobre o início da colheita de trigo, onde a expectativa de produção era de até 50 sacas por hectare [Edição nº 381, página 4]. A realidade, no entanto se mostrou outra, após iniciar a colheita os produtores verificaram que a produtividade está numa média de 20 a 30 sacas por hectare. “Em algumas áreas a colheita só passa por triguilho, porque o PH está abaixo”, lamenta o produtor de Palma Sola, Jaime Link.

Segundo informações do assistente comercial e técnico agrícola, da Coopertradição unidade de Palma Sola, Maico Saremba, a baixa produtividade se deu devido ao trigo ter sido atingido pela geada, na época de pré-florescimento, e o granizo ter quebrado as plantas o que diminuiu a quantidade de espigas por área. O excesso de chuva prejudicou o enchimento do grão, fazendo seu peso diminuir. “O peso é o que determina o teor de PH do trigo, e em algumas áreas esse teor está abaixo de 75”, conta Maico explicando que com essa qualidade o trigo de baixo padrão passa a se chamar triguilho, servindo apenas para ração, sendo vendido abaixo do valor de mercado do trigo. Estima-se que o preço do mercado interno continue entre R$ 35 a 40 por saca.

O assistente comercial pontua que a geada e as chuvas dos últimos dias acrescidas de granizo prejudicaram o trigo mais do que o previsto. “Os produtores ainda aumentaram o investimento na lavoura, como forma de prevenção para não entrar doença. Então o gasto foi maior”, adianta Maico lembrando que houve registro de geada e granizo em setembro, e após granizo novamente em outubro, prejudicando muitas áreas. “Isso aliado a chuva excessiva dos últimos dias diminuiu a produtividade”, lamenta.

Maico adianta ainda que as chuvas fazem os agricultores correrem contra o tempo. “Quando mais tempo o trigo fica na lavoura, cada pancada de chuva diminuirá o PH, e o risco de germinação da espiga aumenta devido a chuva e o calor. Se isso realmente acontecer, esse milho germinado não servirá para nada, nem para ração”, finaliza o assistente comercial destacando que a expectativa é de que até o final da colheita a produtividade fique em média entre 25 a 40 sacas por hectare.  

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »