Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
16/06/2021 às 11h21min - Atualizada em 16/06/2021 às 11h21min

Escola realiza trabalhos de apicultura

A escola da comunidade pessegueiro realizou várias atividades em alusão ao Junho Verde, do plantio de flores ao ofício com abelhas

Da redação
Divulgação: Os profissionais da Epagri ensinaram as crianças como fazer a captura de abelhas para formar novas colmeias.
O núcleo de ensino fundamental Arco-íris de Guarujá do Sul tem boa estrutura para oferecer aos alunos; conta com: estufa, pomar, composteira, cisterna, quadra de esportes coberta, campo de futebol, área coberta, além de diversas salas de aula. Com a chegada do Junho Verde, projeto desenvolvido no município, foram realizadas diversas atividades com os alunos.
A estufa da escola ficou em desuso por conta da pandemia. Nesse ano um dos planos era restaurá-la e plantar novas hortaliças. Com a volta as aulas, os alunos do 8º e 9º ano foram os responsáveis por renovar a estufa da escola. Eles fizeram e nivelaram os canteiros, colocaram adubo, plantaram alfaces, morangos, temperos e chás, que serão utilizados para complementar a merenda escolar.
A diretora Caroline Mortari explica que as sobras da horta serão para a venda. “Os alunos irão ajudar a vender, assim podemos realizar um lanche ou atividade diferente com eles. As mudas foram adquiridas por meio de doações, os pais e a comunidade foram muito participativos. Ajudaram na troca do plástico da estufa pelo sombrite. Todos os alunos amaram a aprendizagem que foi passada no decorrer dos processos da plantação. Foi um ‘aulão’, tanto que nós tínhamos programado para fazer tudo em três aulas, mas acabamos usando a manhã toda para realizar a atividade” diz a diretora.
Com as turmas do 4º ao 7º ano foi trabalhado apicultura. Foi uma espécie de oficina, eles receberam uma apostila com toda a história das abelhas, focando nas espécies sem ferrão. A escola tem uma colmeia dessas abelhas e está dedicando-se para colocá-la no pomar. “O pessoal da Epagri nos visitou e ensinou tudo aos alunos, como colocar o própolis que atrai as abelhas dentro do litro, atraí-las e capturá-las para formar novas colmeias. Assim como a da estufa, essa foi uma aula muito produtiva, pois é um conhecimento que dificilmente os alunos tem e como o foco é a abelha sem ferrão eles adoraram pois não havia perigo em mexer com elas. Os alunos já tinham curiosidade sobre apicultura, eles viam a caixinha de abelha que temos aqui e questionavam sobre ela” explica Caroline.
As turmas do pré ao 3º ano são formadas por crianças bem pequenas. Com elas a atividade realizada será a jardinagem. A escola está aguardando a chegada das mudas de flores. “Vamos ensinar a eles como adubar, plantar e cada um deles vai cuidar de sua flor. No geral temos um bom retorno dos alunos e dos pais, que apoiam esses tipos de ensinamento aos seus filhos
Passando a pandemia queremos que os alunos visitem diversos ambientes fora da escola.” finaliza Caroline.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90