Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
30/08/2021 às 11h14min - Atualizada em 30/08/2021 às 11h14min

​Segundo Mutirão de castração

Anchieta realizou o segundo mutirão de castração, porém com menos animais castrados

Da redação
Divulgação: Secretaria de Assistência Social Fernanda Segalin, veterinário George Teixeira, Secretário de Agricultura Rafael Pereira, vereador Tiago Moserle, representante da empresa Karina Kiatikoskie e protetora animal Roberta Della Mea.

No dia 24 ocorreu o segundo mutirão de castração no município de Anchieta. Foram 120 animais castrados, destes 55 foram feitas pelo CADÚNICO (Cadastro Único para Programas Sociais), elas foram pagas pelo município. O restante foi responsabilidade dos tutores.
A castração animal é promovida com o objetivo de melhorar a saúde pública, evitando a proliferação de doenças, controlando a taxa de natalidade, ou seja, o nascimento dos animais, consequentemente diminuindo o número de animais abandonados.
Em 2017 o vereador Tiago Moserle (MDB) indicou ao Executivo que o mutirão de castração fosse realizado a fim de garantir melhor qualidade de vida aos animais. “Na época tínhamos um grande número de animais abandonados tanto nas ruas da cidade quanto no interior. Para tentar controlar o nascimento dos animais as pessoas aplicavam vacinas que inibem o cio, com isto, além de animais abandonados tínhamos animais com câncer de ovário e útero, desencadeados pelas vacinas. Esses animais acabavam sofrendo muito” explica o vereador.
Com a castração problemas de câncer e a natalidade diminuem significativamente.
Em 2019 o Executivo fez uma lei que trata da proteção animal, ela foi aprovada pelo Legislativo. A lei estabelece que o município desenvolverá ações para a causa animal, incluindo a castração. No mesmo ano foi realizado o primeiro mutirão, 130 animais foram castrados, 10 a mais que neste ano. “Sempre tive a questão de proteção animal como uma de minhas bandeiras, estou muito feliz por essa ação do Executivo” acrescenta Tiago.
Os organizadores esperavam um número maior de animais castrados já que no ano passado não ocorreu mutirão por conta da pande
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90