Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
19/10/2021 às 08h40min - Atualizada em 19/10/2021 às 08h40min

Reabertura da Fronteira em Dionísio Cerqueira ocorre nesta terça-feira

Brasileiros terão que apresentar as duas doses da vacina e realizar exame PCR para entrar no país vizinho

Divulgação
Finalmente o governo Argentino publicou a resolução que permite a abertura dos centros fronteiriços de Posadas e Bernardo de Irigoyen. A cerimônia de abertura oficial será às 9h dessa terça-feira, a partir desse momento a passagem estará liberada.
Quanto há como será o tratamento para o considerado Trânsito de Bairro Fronteiriço, por menos de 24 horas, ainda não há certezas a esse respeito.
Além disso, foi anunciado que o antígeno teste é eliminado no acesso da fronteira, mantendo a apresentação da PCR com pelo menos 72h de antecedência. Isso também se aplica a Puerto Iguazú. Não se sabe oficialmente no momento, o que acontecerá com a cota diária de 800 pessoas que vigorava até agora em Iguaçu, e que poderia governar em Posadas e Bernardo de Irigoyen.
O anúncio veio do Ministério do Interior da Nação, onde foi indicado que serão abertos quatro novos corredores seguros para entrar no país, para que as duas passagens de fronteira missionária também sejam unidas pelo Aeroporto Benjamín Matienzo de Tucumán e o Travessia de fronteira da Usina Hidrelétrica Salto, em Entre Ríos. Assim, Misiones terá três passagens de fronteira habilitadas, incluindo Puerto Iguazú.
Desde 7 de outubro, o pedido formal de abertura dessas duas passagens de fronteira estava nas mãos do governo nacional. Este pedido havia sido entregue pelo governador Oscar Herrera Ahuad ao Chefe do Gabinete durante uma visita do líder provincial à Casa Rosada.
Desde então, a ansiedade foi ganhando espaço na região e o desejo de abrir a fronteira se expressou dia a dia em ambos os lados da linha divisória. Por fim, na madrugada desta terça-feira, o governo nacional oficializou a medida.
 
Travessia Posadas-Encarnación
A travessia da fronteira pela ponte San Roque González de Santa Cruz terá algumas peculiaridades que a tornam muito diferente do que era antes do início da pandemia e do fechamento das fronteiras. E a expectativa é que, como em Puerto Iguazú, haja um tratamento diferenciado para os moradores de Posadas que cruzam por menos de 24 horas para o país vizinho.
Fora do trânsito de bairro, quem quiser entrar no país deve ter certificado de vacinação contra Covid-19 e teste de PCR das últimas 72h, conforme protocolo de saúde que regulamentará o trânsito de pessoas.
Para entrar no Paraguai será necessário, primeiro, preencher o Formulário de Declaração de Saúde do Viajante nas últimas 24 horas e até 30 minutos antes de entrar no país vizinho. Está disponível no site do Ministério da Saúde Pública e Previdência Social.
 
O cruzamento de Bernador de Irigoyen e Dioniosio Cerqueira
A situação na fronteira com o Brasil tem algumas diferenças e, no caso de Bernardo de Igrigoyen, o modelo Iguaçu é copiado, no que diz respeito ao ingresso de pessoas na Argentina.
Quanto à entrada de pessoas no Brasil, ela permaneceria fechada, até que o governo brasileiro possibilitasse, em princípio, a entrada de moradores de Bernardo de Irigoyen, como fez em Foz com os moradores de Iguaçu.
Mas os cidadãos de outras partes de Misiones, ou do resto da Argentina, não poderão entrar naquele país até que sejam modificadas as medidas de fechamento de fronteira impostas pelo governo federal. Isso porque o Brasil só pode ser acessado, no momento, por via aérea, já que as fronteiras terrestres só são permitidas para cidadãos brasileiros.
Quanto às exigências, para entrar em solo argentino a partir de Dionísio Cerqueira, serão as mesmas das demais passagens de fronteira. Todos os interessados em ingressar devem ter certificado de vacinação contra Covid-19 e teste de PCR das últimas 72 horas, conforme protocolo sanitário que regulamentará o trânsito de pessoas.
 

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90