Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
09/11/2021 às 08h35min - Atualizada em 09/11/2021 às 08h35min

CPF é único número de identificação em SC

A partir de hoje todos os documentos de identidade impressos em Santa Catarina terão apenas o número do CPF

IGP
IGP
O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina lançou a carteira de identidade com um único número. A partir disso, o documento tem apenas a informação do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O estado será o primeiro do Brasil a colocar o modelo em prática. Atualmente cada pessoa tem um número de RG conforme o seu estado.
A partir de hoje todos os documentos de identidade impressos em Santa Catarina terão apenas o número do CPF para representar seu RG e CPF. Para quem já possui RG catarinense, o número antigo do RG será impresso na parte interna do documento.
A ideia é que o CPF possa unificar os dados e facilitar o acesso a prontuários no Sistema Único de Saúde (SUS), aos sistemas de assistência e previdência social (Bolsa Família, BPC, INSS), a informações fiscais e tributárias, ao alistamento eleitoral, ao voto, e também para evitar fraudes.
O RG constará em tamanho pequeno no documento apenas como forma de comprovação de que a pessoa tinha esse dado anteriormente. Para quem for fazer documento pela primeira vez ou adultos de outros estados que buscarem refazer a identidade em Santa Catarina, a carteira será emitida apenas com o número do CPF.
 
Qual o objetivo?
Criar um cadastro único nacional para combater fraudes e eliminar a possibilidade de uma única pessoa ter até 27 Carteiras de Identidade oficiais no Brasil, com números diferentes. Além disso ter o CPF e o RG com mesmo número facilita o uso do documento.
Outra questão é a segurança dos dados pessoais, reduzindo os riscos de ter seus documentos utilizados por terceiros.
Com a adesão dos demais estados, o cidadão poderá fazer sua Carteira de Identidade em qualquer estado brasileiro com o número único. As pessoas que vão morar em outros estados não terão mais que fazer um RG com número diferente.
Quando todos os estados adotarem o novo documento será mais difícil para estelionatários assumirem os dados de identificação de outra pessoa. Teremos maior facilidade para encontrar pessoas desaparecidas e crianças sequestradas. A troca de informações entre bancos de dados Estaduais e o banco da Receita Federal, será mais rápida, resultados atrelados à identificação civil e criminal nacional.
Não há necessidade de fazer um novo documento de identidade agora. Não há validade legal para a Carteira de Identidade, portanto, os documentos atuais continuam valendo.
 
Que tipo de fraudes será possível evitar?
Com a integração do cadastro nacional do CPF à biometria usada na carteira de identidade, assim que todos os estados aderirem ao projeto será muito difícil que uma pessoa viva assuma a identidade de uma pessoa morta. Um foragido de um estado não conseguirá emitir identidade em outro estado usando os dados de um terceiro e criminosos terão mais dificuldade para fraudar documentos de crianças sequestradas.
 


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90