10/05/2022 às 14h50min - Atualizada em 10/05/2022 às 14h50min

Apresentações teatrais e palestra sobre racismo

As atividades foram organizadas pelos alunos da escola Barão do Rio Branco, em parceria com o estudante de direito, Marco Antônio

Da redação
Sentinela
No dia 6, os alunos da escola Barão do Rio Branco, de Flor da Serra do Sul, realizaram no Centro de Eventos do município, uma série de apresentações teatrais. Após as apresentações, os alunos e convidados apreciaram uma palestra sobre racismo com Marco Antônio Merico, estudante de direito da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
O evento foi organizado pela professora de português, Clediane Wronski, juntamente com a Equipe multidisciplinar da instituição escola, direção, grêmio estudantil e estudantes do Ensino Médio.
 
Apresentações
As apresentações teatrais foram realizadas após a professora Clediane trabalhar com os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, o que é um conto e suas características. A partir disso, os alunos escolheram contos trabalhados em sala de aula e com base neles, fizeram a produção das seguintes peças teatrais:
Casada com um fantasma. A peça retrata um conto de Marcia Heloisa. Conta a história de como a conhecida Rainha Vitória enlouqueceu após perder seu amado Albert.
Caçada ao Maníaco do Parque. Baseada em uma história verídica de um dos mais bárbaros episódios da crônica policial brasileira. A peça relata os crimes de Francisco de Assis Pereira, um serial killer que violentou e matou suas vítimas no Parque do Estado, região sul da capital paulista.
Fragmento da obra Auto da Compadecida. A peça trata de um fragmento do livro O Auto da Compadecida. O trecho da história mostra como Chicó e João Grilo lidaram com os seus problemas por mentirem para o padre.
Deu a louca nos contos de fada. O conto retrata a vida entediante de uma bruxa malvada que junto de seu ajudante trama muitas aventuras, uma princesa mimada e palhaço um tanto quanto enxerido.
“O objetivo de realizar as peças teatrais é que os alunos realizem leituras diversas e aprofundadas, que venham desenvolver o senso crítico, a criatividade, imaginação e sensibilidade. A leitura é responsável pelo desenvolvimento de tudo isso em nossos estudantes”, explica a professora.
“Estou muito satisfeita com o desempenho dos meus alunos, estou orgulhosa. Todos se apresentaram lindamente. Esse evento ficará para sempre em minha memória”, afirmou emocionada, a professora Clediane.
 
Palestra 
O universitário Marco Antônio, em sua palestra falou sobre o racismo. Relembrou fatos e figuras históricas, analisando possíveis soluções para o problema e evidenciando as atuais legislações sobre o racismo.
Trazer conteúdo sobre racismo, surgiu do fato de que os índios e negros sempre ficaram à margem da sociedade brasileira e é importante que os alunos entendam isso. “Eles não têm as mesmas oportunidades de estudo e de progresso. Por isso, ainda hoje estão numa situação vulnerável e não conseguem competir em caráter de igualdade com os demais na busca por uma boa formação, profissão, trabalho. Podemos ver a desigualdade pelo fato de a maior população carcerária ser negra, nas mortes violentas, as maiores vítimas são os negros. Nas faculdades, profissões bem remuneradas e na política, a maioria das pessoas é branca”, explica Cleidiane.
A partir de todo o conhecimento e informações repassadas por Marco, a professora propôs que os alunos desenvolvessem dois textos. “Um deles é um relatório, o outro, e texto dissertativo-argumentativo na Plataforma Redação Paraná. Essas e outras atividades irão contribuir para o jornal escolar que estamos montando na nossa instituição de ensino”, finaliza a professora.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90