14/09/2022 às 08h53min - Atualizada em 14/09/2022 às 08h53min

Palma Sola na maior feira de turismo rural do Brasil

Intenção é oferecer atrativos turísticos que valorizem a cultura local

Palma Sola
Sebrae/SC
Divulgação
 
Divulgar os atrativos turísticos de Palma Sola, conhecer outras realidades do turismo rural brasileiro e buscar inspiração a partir de cases exitosos para implementar no extremo oeste catarinense. Com esses objetivos a assessora de Gestão em Administração e Planejamento Izabel Vissotto representou o município de Palma Sola na missão técnica do Sebrae/SC para a 18ª edição da Feira de Turismo Rural do Brasil (RuralTur), realizada no município de Bananeiras, na Paraíba.
A RuralTur 2022 foi promovida pelo Sebrae Paraíba. Essa é uma estratégia de acesso a mercados e da ampliação da rede de turismo rural nacional, além de contribuir para o alinhamento de novos conhecimentos, o fortalecimento da governança e o compartilhamento de casos de sucesso de várias regiões do Brasil. A programação contemplou exposição de produtos e serviços, palestras, seminários, rodadas de negócios, visitas técnicas e apresentações culturais.
Para Izabel representar Palma Sola na maior feira de turismo rural brasileiro foi uma honra e uma oportunidade singular. “Essa foi a experiência mais transformadora de planejamento turístico e volto com muitas ideias para aplicar no município. Fomos para o interior da Paraíba, na região do brejo nordestino, para perceber a riqueza do que eles fazem com pouco. A escassez faz com que nos tornemos pessoas muito criativas porque é diante dela que temos uma pulsão de vida latente. Foi muito positivo admirar a leveza com que eles guiam os visitantes e de observar que narrar uma história faz toda a diferença para a comercialização do produto, como a da produção da rapadura, que por trás carrega um belíssimo relato do período imperial”, analisou.
Essa experiência vivida na Paraíba, de fazer muito com pouco e de interligar a história com os produtos da região, será compartilhada em reunião com os integrantes do Núcleo de Turismo e da Comissão Municipal de Turismo para que juntos possam elaborar estratégias para atrair mais visitantes, implementar medidas que valorizem a cultura e no município e buscar parceiros (produtores rurais e apoiadores) para executá-las. Na oportunidade, Izabel também apresentará algumas ideias a exemplo da rota cênica para contar a história de Palma Sola.
“Precisamos narrar nossa história e vender nossos produtos atrelados a ela. Os moradores, em alguns casos, não conhecem a origem do município ou o porquê do seu nome. Em nosso caso, desde o início a sustentabilidade esteve interligada com o desenvolvimento econômico local porque a palmeira solitária trazia sucesso aos caboclos que colhiam erva-mate ao direcioná-los para evitar que molhassem sua colheita. Está mais do que na hora de abraçarmos nossa história, os fatos que nos trouxeram até aqui enquanto palmasolenses”, relembrou ao agradecer a oportunidade de participar da missão técnica do Sebrae/SC.
De acordo com a assessora de Gestão em Administração e Planejamento, o município intensificou nos últimos anos os investimentos no turismo o que resultou em importantes avanços. “Essa guinada foi possível pela parceria formalizada com a iniciativa privada e a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC, para que de fato o turismo aconteça em Palma Sola. Sempre acreditamos que o turismo é uma fonte de desenvolvimento econômico e social e que nosso município tem um potencial gigantesco para desenvolver nessa área”, finaliza.
 
 

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