Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
14/09/2022 às 08h53min - Atualizada em 14/09/2022 às 08h53min

Palma Sola na maior feira de turismo rural do Brasil

Intenção é oferecer atrativos turísticos que valorizem a cultura local

Palma Sola
Sebrae/SC
Divulgação
 
Divulgar os atrativos turísticos de Palma Sola, conhecer outras realidades do turismo rural brasileiro e buscar inspiração a partir de cases exitosos para implementar no extremo oeste catarinense. Com esses objetivos a assessora de Gestão em Administração e Planejamento Izabel Vissotto representou o município de Palma Sola na missão técnica do Sebrae/SC para a 18ª edição da Feira de Turismo Rural do Brasil (RuralTur), realizada no município de Bananeiras, na Paraíba.
A RuralTur 2022 foi promovida pelo Sebrae Paraíba. Essa é uma estratégia de acesso a mercados e da ampliação da rede de turismo rural nacional, além de contribuir para o alinhamento de novos conhecimentos, o fortalecimento da governança e o compartilhamento de casos de sucesso de várias regiões do Brasil. A programação contemplou exposição de produtos e serviços, palestras, seminários, rodadas de negócios, visitas técnicas e apresentações culturais.
Para Izabel representar Palma Sola na maior feira de turismo rural brasileiro foi uma honra e uma oportunidade singular. “Essa foi a experiência mais transformadora de planejamento turístico e volto com muitas ideias para aplicar no município. Fomos para o interior da Paraíba, na região do brejo nordestino, para perceber a riqueza do que eles fazem com pouco. A escassez faz com que nos tornemos pessoas muito criativas porque é diante dela que temos uma pulsão de vida latente. Foi muito positivo admirar a leveza com que eles guiam os visitantes e de observar que narrar uma história faz toda a diferença para a comercialização do produto, como a da produção da rapadura, que por trás carrega um belíssimo relato do período imperial”, analisou.
Essa experiência vivida na Paraíba, de fazer muito com pouco e de interligar a história com os produtos da região, será compartilhada em reunião com os integrantes do Núcleo de Turismo e da Comissão Municipal de Turismo para que juntos possam elaborar estratégias para atrair mais visitantes, implementar medidas que valorizem a cultura e no município e buscar parceiros (produtores rurais e apoiadores) para executá-las. Na oportunidade, Izabel também apresentará algumas ideias a exemplo da rota cênica para contar a história de Palma Sola.
“Precisamos narrar nossa história e vender nossos produtos atrelados a ela. Os moradores, em alguns casos, não conhecem a origem do município ou o porquê do seu nome. Em nosso caso, desde o início a sustentabilidade esteve interligada com o desenvolvimento econômico local porque a palmeira solitária trazia sucesso aos caboclos que colhiam erva-mate ao direcioná-los para evitar que molhassem sua colheita. Está mais do que na hora de abraçarmos nossa história, os fatos que nos trouxeram até aqui enquanto palmasolenses”, relembrou ao agradecer a oportunidade de participar da missão técnica do Sebrae/SC.
De acordo com a assessora de Gestão em Administração e Planejamento, o município intensificou nos últimos anos os investimentos no turismo o que resultou em importantes avanços. “Essa guinada foi possível pela parceria formalizada com a iniciativa privada e a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC, para que de fato o turismo aconteça em Palma Sola. Sempre acreditamos que o turismo é uma fonte de desenvolvimento econômico e social e que nosso município tem um potencial gigantesco para desenvolver nessa área”, finaliza.
 
 

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90