11/11/2015 às 10h26min - Atualizada em 11/11/2015 às 10h26min

CCJ aprova projeto que limita plantio de árvores para evitar apagões de energia

Santa Catarina
Divulgação

O projeto do deputado estadual Dirceu Dresch (PT) que fixa limites para o plantio de árvores próximo à rede de distribuição de energia elétrica foi aprovado na manhã de terça-feira 10, pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

 O PL 71/2015 determina que o plantio de árvores exóticas (pinos e eucaliptos) respeite uma distância mínima de 20 metros em relação às linhas de distribuição. Dados apurados mostram que mais de 50% das interrupções no sistema de distribuição de energia, principalmente na área rural, têm como causa o contato de árvores com a rede elétrica.

 A proposta apresentada por Dresch já recebeu manifestação de apoio da Celesc, de várias entidades ligadas à agricultura familiar, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), além de câmara de vereadores de todas as regiões do estado.  O projeto segue agora para a Comissão de Trabalho e Serviço Público. A expectativa é de que seja votado em plenário ainda este ano.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »