Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
26/11/2022 às 11h31min - Atualizada em 26/11/2022 às 11h31min

Manutenção de estradas na Coxilha Negra

Após 30 dias de trabalho a Secretaria de Obras revitalizou e restaurou 12 quilômetros de estradas entre comunidades Progresso do Oeste e Coxilha Negra

Palma Sola
Da redação
Há cerca de um mês, a Secretaria de Obras de Palma Sola deu início a revitalização das estradas entre as comunidades da linha Progresso do Oeste e Coxilha Negra, que faz divisa com a cidade de Flor da Serra do Sul. Foi realizado cascalhamento, nivelamento, além de drenagens e a construção de quatro trechos de bueiros resolvendo problemas de anos.
Segundo o secretário de obras, o trabalho iniciou na divisa com Flor da Serra sentido Coxilha Negra, finalizado esse trecho, a equipe iniciu o trabalho na Linha Progresso do Oeste, sentido a Coxinha Negra. “O trecho compreende 12 quilômetros, incluindo a via vicinal que vai para a Linha Paraíso”, acrescenta o secretário. 
Ele ainda conta que o cascalho saiu da propriedade de dois agricultores: “Quero agradecer as famílias Bernardon, Três e Furlan, que nos fornecera essa matéria prima para fazermos um serviço de qualidade”.
O trabalho iniciou há 30 dias, quando o rolo compressor e a motoniveladora estavam quebrados. “Para adiantar o serviço nós depositamos o cascalho na beira das estradas. Tivemos pessoas criticando essa ação, o pessoal achou que o cascalho atrapalhou ou que não iríamos concluir o trabalho, mas jamais vamos deixar de atender a nossa população, claro que, tem o primeiro a ser atendido e tem o último e o nossa empreitada aqui foi demorada, mas ficou um serviço de qualidade”, explica Moacir.
Os quatro bueiros foram construídos entre as comunidades da Coxilha Negra a Progresso do Oeste. Há tempos a população reivindicava mais bueiros nessa área. “Em cada chuva a água subia por cima da estrada e levava o cascalho. Utilizamos quase 50 tubos com diâmetros variando entre 60, 40 e 20 centímetros. Também realizamos duas drenagens, uma delas sentido o antigo Perondi. Ali, há vários anos o pessoal reclamava da água que surgia no meio da estrada do nada, dois olhos d’água. Fizemos então a drenagem e hoje está seco, quem passava por ali com frequência e passar hoje vai perceber”, ressalta o secretário.
A Secretaria de Obras também revitalizou a estrada de acesso a Gruta idealizada pelo já falecido Selitinho Reginato.
“Neste tempo como secretário eu tinha patrolado duas vezes e batido o cascalho existente aqui na Coxilha Negra, mas um serviço como agora, há tempos não era feito. A estrada estava bem danificada, esperamos que nos próximos dias chova para assentar bem o cascalho. As pessoas que saem da Flor da Serra sentido Palma Sola, passando pela Coxilha Negra e progresso do Oeste vão se deparar com um serviço bom e uma estrada de qualidade”, ressalta Moacir.
Ele agradece a toda a equipe da Secretaria de Obras, que não mediu esforços para concluir o trabalho. “São nove colaboradores, sempre dedicados, começando cedo e parando tarde. Secretaria de Obras está sempre refém do tempo, ora chove muito, ora falta chuva. Quando precisa essa turma trabalha no domingo, feriado, ponto facultativo para atender a nossa população”.
Ele finaliza anunciando um novo investimento para a Secretaria de Obras: “Hoje temos duas retro, uma carregadeira, duas patrolas, um rolo e três caminhões, hoje o parque de máquinas precisa de mais dois caminhões, mais uma patrola e um rolo. Para o rolo compactador, temos um recurso do senador Jorginho Mello (PL) já disponível e vamos licitar nos próximos dias. Nosso objetivo é iniciar o ano com um rolo novo”.
Até o final deste ano a Secretaria de Obras pretende atender a comunidade da Linha Gaúcha, São Vicente, Betel, Barra Grande, São José, Santa Lucia, Beira Rio e Nova União.
 


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90