12/11/2015 às 16h33min - Atualizada em 12/11/2015 às 16h33min

Dia Mundial do Diabetes incentiva estilo de vida saudável

Santa Catarina
Imagem Ilustrativa

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) destaca a importância de uma alimentação saudável e da prática de atividades físicas para evitar o Diabetes Mellitus, doença que atinge 9 milhões de brasileiros, o que corresponde a 6,2% da população adulta. Em torno de 500 novos casos são diagnosticados a cada dia, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o IBGE.

Em Santa Catarina, o Diabetes Mellitus, ou Diabetes Tipo 2, foi responsável pela morte de 14.303 pessoas nos últimos dez anos. A doença também provocou a internação hospitalar de 44.081 pessoas nesse mesmo período. O Diabetes se caracteriza pelo acúmulo de açúcar no sangue, aumenta o risco de doenças do coração e rim, e pode levar à cegueira, amputações de membros, entre outras complicações.

“Com a evolução da doença, muitas pessoas tornam-se incapazes de continuar trabalhando ou permanecem com alguma limitação no seu desempenho profissional”, explica a médica Jane Laner Cardoso, chefe de Divisão de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da Dive. O Diabetes Mellitus é a maior causa de cegueira na idade adulta e de amputações no Brasil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »