13/11/2015 às 09h17min - Atualizada em 13/11/2015 às 09h17min

Novo radar meteorológico de Santa Catarina será instalado em Chapecó

Morro da Antena é o local do município a receber o equipamento.

Chapecó
Imagem Ilustrativa

O Morro da Antena, em Chapecó, na região Oeste de Santa Catarina, foi escolhido por uma equipe técnica para a instalação do novo radar meteorológico do estado. O local foi definido pelas condições de acesso, energia e por não oferecer bloqueio para o sinal do equipamento operar. A decisão parte de um estudo feito por profissionais da Defesa Civil de Santa Catarina, do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar).

“Alguns pontos nas cidades de Xavantina, Vargeão e Chapecó foram analisados antes da definição,” relata o gerente de monitoramento e alerta, Frederico Rudorff.

Agora, começa a fase de desapropriação do terreno e de elaboração do edital para licitação que permitirá adquirir o radar meteorológico. Esta tecnologia servirá para suprir as necessidades meteorológicas de Santa Catarina e também do Paraná.

“Com o equipamento teremos quase 100% do território catarinense coberto por radares meteorológicos,” diz o secretário de estado da Defesa Civil, Milton Hobus.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »