Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
02/06/2023 às 14h04min - Atualizada em 02/06/2023 às 14h04min

Governo terá que pagar os PIX anunciados na gestão Moisés

Conforme decisão do TCE/SC, o governo deve elaborar planos de ação para dar continuidade aos repasses regidos pelo decreto que envolve as transferências especiais

Região
SC em Pauta
Reprodução
 
O Governo do Estado terá que pagar os PIX, modelo de transferência especial criado durante o governo de Carlos Moisés da Silva (Republicanos).
Em decisão monocrática tomada hoje, o conselheiro do Tribunal de Contas (TCE/SC), José Nei Ascari, encaminhou orientações e recomendações ao governo e ao secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, para que elaborem imediatamente planos de ação para a continuidade dos repasses regidos pelo decreto que envolve as transferências especiais.
“Trata-se da adoção de medidas de orientação e de correção em decorrência da constatação de distorções entre os dados apresentados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, os dados extraídos do Portal SCTransferências e as respostas dos municípios ao questionário realizado pelo TCE/SC, concluindo que há grande número de obras paralisadas, abandonadas, canceladas, atrasadas ou em ritmo lento, não sendo possível identificar as obras paradas e os motivos das paralisações, bem como quais obras serão continuadas ou identificação de irregularidades técnicas ou de orçamentos”, explica o conselheiro em seu despacho.
São dois planos de ação pedidos. O primeiro trata de 536 transferências especiais já iniciadas a serem ajustadas a um novo regramento, convertidas em convênios, num total de R$ 1,044 bilhão, que tem a Secretaria de Estado da Infraestrutura como unidade gestora, segundo dados compilados do Portal SCTransferências. Neste ponto, o relator considerou um fator de risco a “já declarada reduzida capacidade da equipe da SIE para a apreciação dos novos convênios a serem firmados e os dados apresentados pelos próprios municípios”, que indicam o atraso nos repasses como o principal motivo das efetivas paralisações.
O segundo plano deve ser elaborado juntamente com os municípios, para a redução dos efeitos da suspensão das transferências especiais que não tiveram repasses iniciados, num total de 794, segundo dados compilados do Portal SCTransferências, também tendo a SIE como unidade gestora. Essas transferências não estão previstas no novo decreto que determina a transformação em convênios. Na prática, as prefeituras iniciaram ações com base nos acordos assinados antes que houvesse o recebimento dos recursos, e agora não possuem mecanismos para solicitar a continuidade dos repasses, estando, portanto, sem expectativa de retomada das obras frente ao novo regramento.
 
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90