Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
28/07/2023 às 17h11min - Atualizada em 28/07/2023 às 17h11min

Primeiro queijo do Paraná livre de Carbono é de Beltrão

A queijaria fica na Linha Água Vermelha, interior de Francisco Beltrão e é de propriedade da Roseli e do Marildo Capra

Região
Carine Prolo
A partir de agora, quem adquirir uma peça de queijo colonial da Queijaria Vidalat vai perceber um selo diferente. Trata-se do selo verde neutro em carbono, emitido pela Abrarastro (Associação Brasileira de Rastreabilidade de Alimentos). A queijaria fica na Linha Água Vermelha, interior de Francisco Beltrão e é de propriedade da Roseli e do Marildo Capra.
Nesta semana, a produtora rural recebeu a visita do deputado Reichembach (PSD) e da chefe do Núcleo Regional da Seab de Francisco Beltrão, Denise Adamchuk. “Estamos muito felizes com mais esse reconhecimento, que já está nos abrindo portas para o mercado”, comemora Roseli.
A propriedade dos Capra participou de um projeto piloto da Cresol Baser e passou por um check-list de mais de 30 itens para verificar a sustentabilidade da propriedade. A chefe da Seab explica que a pegada de carbono é calculada a partir de dados como a quantidade de energia consumida, queima de combustível, geração de resíduos, bem-estar animal, entre outros. “São atividades do dia a dia que colaboram com o planeta, ações individuais que geram impactos globais”, completa Denise.
O deputado estadual Reichembach (PSD), coordenador da Frente Parlamentar do Leite da Assembleia Legislativa do Paraná, destaca que o Susaf (sistema que assegura a qualidade sanitária dos produtos em todo o Estado) foi um importante passo para qualificar as queijarias artesanais. “Estamos entre os melhores produtores de queijo do Brasil e agora o Sudoeste tem o primeiro queijo do estado certificado como livre de carbono. Uma conquista valiosa, que agrega ainda mais valor ao produto e comprova a nossa preocupação permanente com o meio ambiente!”, pontua Reichembach.
 
Sudoeste é destaque
O Sudoeste do Paraná é referência na produção de queijos artesanais de qualidade. Recentemente, nove queijarias da região foram premiadas no concurso 1º Prêmio Queijos do Paraná, criado para valorizar, estimular e fortalecer a cadeia produtiva, seja ela artesanal ou industrial.
 
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90