Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
04/08/2023 às 10h30min - Atualizada em 04/08/2023 às 10h30min

Melhorando a saúde dos guarujaenses

A prefeitura juntamente com a fisioterapeuta Priscila tem realizado projetos gratuitos no município com o objetivo de melhorar a saúde dos munícipes

Redação
A fisioterapeuta Priscila Roman Devicari tem realizado projetos em Guarujá do Sul com objetivo de melhorar a saúde dos munícipes. Ela é concursada e trabalha como fisioterapeuta no Posto de Saúde. Nas segundas-feiras de manhã ela atende os grupos de caminhada e logo após, um projeto que se chama Gestante Ativa. Nas sextas-feiras, à tarde é realizada atividade com um grupo de fisioterapia para a coluna.
O grupo de caminhada é um projeto colocado em prática há dois anos. Ele inicia às 7h45, com alongamentos e exercícios na academia de saúde, após isso, tem início a caminhada. Os percursos são sempre em locais diferentes do município. Atualmente 30 pessoas participam do grupo de caminhada. De acordo com a fisioterapeuta Priscila, as atividades ocorrem na segunda-feira para que as pessoas já comecem a semana se movimentando. 
Para quem não gosta de se exercitar sozinho, o grupo da caminhada é uma ótima opção. “A gente escuta muitos relatos dos participantes, que após começarem a se exercitar sentem alívio das dores e voltam a fazer normalmente algumas atividades do dia a dia. Não existe um limite de idade para participar do projeto”, afirma a fisioterapeuta.
Há quatro meses foi iniciado outro projeto voltado à manutenção da saúde, o grupo Gestante Ativa. Nas segundas às 9 horas, às gestantes trabalham com a fisioterapeuta na academia de saúde. Conforme Priscila a ideia principal do projeto é fazer com que as gestantes, tanto as que optam por cesárea quanto as que preferem parto normal, estejam sempre em movimento, fazendo exercícios físicos para que se tenha uma gestação mais saudável e consequentemente um momento de parto mais adequado.
São trabalhados exercícios de mobilidade pélvica, fortalecimento do assoalho pélvico, exercícios específicos para o parto e para a maternidade. “Elas têm muitas alterações posturais, ganham peso, o corpo incha e os exercícios auxiliam a amenizar as dores nas costas e preparam as mulheres para esse momento lindo que é o parto. Passamos orientações sobre o corpo e também sobre a maternidade”, relatou a fisioterapeuta. Para participar, é necessário estar com o pré-natal em dia, ter a liberação do médico para fazer exercícios, estar com 12 semanas de gestação ou mais e residir em Guarujá do Sul. A gestante que faz acompanhamento com um médico particular, mas cumpra com os demais requisitos, tem o direito de participar.
 
Grupo da Coluna
Como aumentou a demanda dos pacientes do setor de fisioterapia e para conseguir atender melhor os munícipes, foi criado o Grupo da Coluna. As atividades são realizadas nas sextas-feiras, na academia de saúde. O grupo é restrito para os pacientes com problemas na coluna e que têm encaminhamento médico para fisioterapia. O grupo tem em média 40 participantes, que são divididos em dois grupos. “O objetivo desse grupo é diminuir a demanda do atendimento de fisioterapia e fazer com que os pacientes se exercitem mais”, destaca, ela finaliza reafirmando que, os projetos realizados são vinculados a prefeitura municipal e são oferecidos gratuitamente aos munícipes. “Para participar dos grupos basta entrar em contato comigo, ou ir até o posto de saúde”, finaliza.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90