21/11/2015 às 08h41min - Atualizada em 21/11/2015 às 08h41min

Encontro de Agrobiodiversidade em Anchieta

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina apresentaram pesquisas

Anchieta

Aconteceu no dia 13 em Anchieta, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, o 1º Encontro de Agrobiodiversidade do Oeste Catarinense. O evento foi realizado em parceria com o município, Epagri, Ufsc e a Ufss. Segundo informações participaram do evento voltado às sementes crioulas, cerca de 350 pessoas, de 12 municípios entre agricultores, técnicos e estudantes.

“Foi um dia especial, de muito aprendizado e troca de experiências. Ao final do encontro tivemos a troca de sementes, o que movimentou mais de 150 espécies e 230 variedades”, comentou o extensionista da Epagri, Ivan Canci informando que atualmente as espécies que estão sendo estudantes pelos pesquisadores são de arroz, tomate, milho, radite entre outras. Os estudos apresentados foram feitos em Anchieta, Guaraciaba e Novo Horizonte. “As sementes são uma herança cultural”, afirmou Ivan.

Com o tema “O papel das sementes crioulas na soberania e segurança alimentar das famílias agricultoras” a programação foi a seguinte: 8h30 abertura, às 10h houve exposição dos resultados das pesquisas desenvolvidas na região, ao meio dia foi servida uma galinhada produzia por produtos crioulos, às 13h30 houve uma palestra e às 16h iniciou a troca de sementes, finalizando o evento. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »