25/08/2023 às 15h00min - Atualizada em 25/08/2023 às 15h00min
Ofertando uma melhor formação aos munícipes
A prefeitura de Guarujá do Sul tem ofertado curso de técnico em administração, corte e costura e cuidador de idoso de forma gratuita
Redação
O município de Guarujá do Sul vem ofertando aos seus munícipes alguns cursos gratuitos para melhor formação dos guarujaenses, são eles: técnico em administração, corte e costura e cuidador de idosos. A mão de obra do município tem crescido e com isso a prefeitura tem buscado parcerias para poder ofertar aos seus munícipes uma mão de obra qualificada.
A escola estadual Professora Elza Mancelos de Moura, por meio do governo do estado de Santa Catarina trouxe o curso técnico em administração e com a parceria da prefeitura, fechou turma para a realização do curso, a qual teve seu início dia 1º de agosto na escola estadual, com duração de quatro semestres – dois anos, e irá contar como uma graduação. “Esse curso em uma faculdade de ensino a distância tem um custo de aproximadamente R$ 300, em parceria com o estado o município conseguiu trazer ele gratuitamente”, relatou secretário da Indústria e Comércio Fabrício Wagner. O pré-requisito estabelecido era que os alunos tivessem o ensino médio completo e deveria ter no mínimo 25 alunos para compor a turma, conta Fabrício que a turma fechou com 28 inscritos.
Com a grande repercussão do curso técnico em administração, a prefeitura buscou outras parcerias para trazer outros cursos nesse primeiro semestre do mês. Visto que há uma necessidade de mão de obra qualificada, a prefeitura em parceria com a secretaria de indústria e comércio, está disponibilizando para os guarujaenses o curso de corte e costura. Esse curso teve início no dia 14 de agosto e tem duração de dois meses e meio – 80h, gratuito, ao terminar o curso os participantes irão ganhar um diploma por meio do Senai. “Estamos conversando com as empresas do município do ramo de costura, que aos alunos concluírem o curso eles já consigam uma vaga de trabalho”, conta o secretário da Indústria e Comércio.
Fabrício relata que até o momento são 25 inscritos e que o teto máximo disponível é até 30 alunos, devido a quantidade de máquinas fornecidas pelo Senai. Foi realizada uma pesquisa nas indústrias do município para saber qual era a maior necessidade, com isso foi decidido trazer um curso no segmento de costura. Para que o curso fosse realizado a prefeitura fez um investimento em torno de R$ 24 mil.
Curso cuidador de idoso
O curso visa preparar as pessoas para o futuro, “Vemos que a população está envelhecendo e a expectativa de vida está aumentando, sendo necessário ter uma preparação da mão de obra qualificada no atendimento aos idosos”, fala Fabrício. A expectativa é que seja aberto ainda nesse mês, sendo ofertado de forma gratuita aos munícipes.
Para o início do próximo ano a prefeitura planeja trazer outros cursos, tais como: curso de mecânica e indústria moveleira.
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0 Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/