Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
16/11/2023 às 17h45min - Atualizada em 16/11/2023 às 17h45min

Jantar Dançante dos Doadores de Sangue é neste sábado

O Jantar além de arrecadar fundos, visa divulgar o trabalho da associação com intuito de atrair mais doadores

A doação de sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo, que ajuda a salvar muitas vidas. (Foto: Divulgação)
A Associação de Doadores de Sangue de Anchieta – Amor a Vida, surgiu em 2004, com o propósito de divulgar campanhas de doação de sangue e estimular doações voluntárias. A doação de sangue é um ato altruísta e de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas. É um gesto de amor ao próximo. Atualmente não há um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações, a exemplo de anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
Além de organizar doações, a Associação Amor a Vida, dá apoio aos grupos de doadores de sangue da região. “Nesta semana conversava com o presidente da Associação dos Doadores de Sangue de Guaraciaba. Ele contou que se espelham em nós para montar a associação”, a afirmação é da presidente da Associação Anchietense, Tatiane Draszewski.
Ela conta que atualmente a Associação organiza doações mensais. “Cada doador faz o seu agendamento e nós organizamos o transporte, que é cedido pela prefeitura, e nos responsabilizamos pela alimentação dos doadores, pagando o almoço daqueles que vão doar através do grupo”, explica.
Para manter essa ajuda de custo aos doadores, a Associação realiza neste sábado, dia 18, mais uma edição do Jantar Dançante. Durante o evento, que acontece no Salão Paroquial, localizado ao lado da Igreja Matriz, será servida uma deliciosa galinhada no tacho, com maionese, cucas e saladas. Após, o baile será animado por Maicon e Mariane. Os ingressos podem ser adquiridos com os representantes da associação por R$ 30 (adulto) e R$ 15 (infantil – 8 a 12 anos).
Tatiane lembra que o Jantar Dançante da Associação de Doadores de Sangue era um evento tradicional até 2018. “Em 2019 tínhamos um caixa bem legal, então a diretoria, há época, não viu necessidade de fazer eventos para arrecadar fundos. Em 2020 com a pandemia não havia a possibilidade de fazer eventos, no entretanto, as doações de sangue continuaram. Com todo o cuidado a gente ia doar, inclusive o volume de doações diminuiu muito na pandemia, o HEMOSC (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) mandava vários avisos de que não tinha sangue suficiente no banco de sangue”, informa a presidente.
Neste ano, a diretoria optou por fazer novamente o Jantar, que além de arrecadar fundos, visa disseminar o trabalho da associação com intuito de atrair mais doadores. “Durante a pandemia nos esforçamos para manter as doações, mas algumas pessoas acabaram se afastando, então esse jantar também tem a intenção de unir o grupo”, acrescenta.
Apesar de sabermos da importância de doar sangue, hoje enfrentamos uma hemosc constantemente desabastecida. As pessoas sabem que é importante, mas requer tempo, se afastar das suas atividades e acabamos não conseguindo fazer a doação
Apesar de todos sabermos da importância das doações de sangue, hoje enfrentamos uma HEMOSC constantemente desabastecida. Conforme os gráficos dos estoques de sangue do hemocentro atualmente os sangues tipo A-, A+, AB-, O- e O+ estão reduzidos. Encontram-se em níveis adequados os tipos sanguíneos B-, B+ e AB+.
A Associação organiza mais uma viagem de doação de sangue para Chapecó, para o dia 5 de dezembro, quem tiver interesse em participar pode fazer seu agendamento através do número (49) 9 9945-0190. A saída acontece no Posto de Saúde Central, às 7h00.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90