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01/12/2023 às 10h18min - Atualizada em 01/12/2023 às 10h18min

Eleição para diretor escolar é neste domingo

Diferente de anos anteriores, para validar a eleição mais de 50% dos alunos, pais e professores devem votar

Redação
Confira quem são os candidatos à diretor na região e o seu plano de gestão
Neste domingo alunos, pais e professores realizam a escolha do novo Plano de Gestão Escolar (PGE), nas unidades escolares da rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, nesse âmbito, ainda são escolhidos os novos diretores das escolas para o período de 2024 a 2027.
No domingo, dia 3, das 8h às 17h, e na segunda-feira, dia 4, das 7h às 20h, os alunos, pais e professores votam e elegem um novo plano de gestão e diretores. Após às 20h do dia 4, ocorre a apuração dos votos e a divulgação dos resultados.
Diferente dos anos anteriores, a eleição será válida somente se forem atingidos 50% mais um de cada segmento (alunos, pais e professores). Se o percentual não for atingido a eleição não será considerada válida e o diretor é indicado pela Coordenadoria Regional de Educação (SED/SC). Por ser um cargo de indicação, pode assumir a direção da escola de Palma Sola, por exemplo, um profissional que atua em Anchieta, consequentemente, esse profissional pode não representar a escolha da comunidade escolar. Por isso a importância dos alunos, pais e professores, se fazerem presentes e votarem. [A possibilidade de o governo nomear livremente os diretores das escolas estaduais onde as eleições internas não alcançarem quórum mínimo está sendo analisada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), pois a medida atinge o princípio constitucional da gestão democrática das escolas, que está previsto nos planos nacional e estadual de educação].
Entre os dias 4 e 12 de dezembro ocorre toda a parte burocrática de recursos e divulgação dos relatórios dos diretores eleitos. Em janeiro de 2024 os eleitos iniciam exercício da função de diretor em suas respectivas unidades escolares.
 
Confira quem são os candidatos e o seu plano diretor
Palma Sola:
EEB Claudino Crestani
  • Leomara Adelina Pedo: Estimular o desenvolvimento de habilidades e competências, que visem a melhoria na aprendizagem, bem como o êxito nas metas traçadas. Identificar habilidades e possíveis fragilidades na aprendizagem dos educandos. Buscar metodologias eficazes para aprimorar habilidades e desenvolver competências. Desenvolver o senso crítico dos educandos.
  • Valdir Marques: Melhorar o processo de ensino aprendizagem e a autoestima dos alunos. Instigar o protagonismo da pesquisa e o gosto pelo conhecimento. Aumentar os índices de aprovação escolar. Incentivar a permanência dos alunos na escola e na idade certa.
 
EEB Catharina Seger
  • Lauri Luis Ludwig: Incentivar a permanência do jovem no campo. Estimular a valorização da escola do campo. Desenvolver ações que fortaleçam o conhecimento sobre a realidade da comunidade escolar. Buscar parcerias com empresas, entidades e órgãos públicos para desenvolver projetos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar.
 
Campo Erê:
EEB Emilio Garrastazu Medici
  • Mauricio Trevisan: Promover ensino de qualidade. Integrar e articular os conteúdos, utilizando o conhecimento como instrumento para o acesso das camadas populares ao saber elaborado. Sensibilizar o educando da importância da aprendizagem para seu futuro. Aumentar o percentual de alunos Aprovados em cada ano.
 
Cedup Campo Ere
  • Juliana Pressotto: Melhorar os índices e nível de conhecimento, de aprendizagem do aluno no processo ensino aprendizagem. Oportunizar atividades de recuperação para os alunos com defasagem na aprendizagem. Reforçar o vínculo entre professor e aluno, bem como escola e família. Estimular a autoestima dos alunos.
  • Nelson Rintzel: Garantir a oportunidade de todos poderem se expressar em relação ao andamento e sugestões de melhoria no processo ensino aprendizagem. Adequar as instalações, principalmente, nos momentos de reforma para maior acessibilidade, conforto e segurança dos usuários. Facilitar o acesso e permanência das meninas no curso Técnico em Agropecuária. Diminuir o custo de estadia das famílias das alunas durante o curso.
 
Anchieta:
EEB Prof Osni Paulino Da Silva
  • Juliane Cristina Paludo Christoff: Elevar o desempenho escolar dos estudantes de forma gradativa conforme consta nas metas elencadas no PGE (Plano de Gestão Escolar). Estabelecer mecanismos para adequar ação pedagógica ao projeto de vida dos estudantes, valorizando suas experiências e articulando-as no contexto da aula. Implementar um currículo que leve em consideração o contexto das famílias e dos estudantes e promova uma educação inclusiva onde todos possam ser valorizados, sem discriminações, respeitando as limitações de cada indivíduo e potencializando suas habilidades de forma que o resultado seja uma vivência harmônica e de constante evolução.
  • Janete Teresa Razia: Desenvolver ações para tornar os processos de ensino e aprendizagem cada vez mais qualificados. Organizar junto com os líderes de cada turma planejamento a cada ano de ações voltadas à aprendizagem em que os estudantes sejam protagonistas. Desenvolver, observando o projeto de vida de cada estudante, propostas de pesquisa que desejam realizar para que de forma autônoma se apropriem ainda mais dos conceitos da ciência. Realizar na escola e participar com os estudantes de eventos científicos em que possam apresentar suas pesquisas.
 
EEF Pe Reinaldo Stein
  • Lilian Crestani: Contribuir com a identificação dos problemas e necessidades educacionais. Acompanhar o desempenho dos educandos a fim de melhorar os índices educacionais e a apropriação da aprendizagem. Identificar os alunos com dificuldades de aprendizagem. Oportunizar atividades de recuperação para os alunos com defasagem na aprendizagem.     
 
Guarujá do Sul
EEB Prof Elza Mancelos De Moura
  • Ademir Arnildo Kuhn: Desenvolver a iniciação científica e a pesquisa dos estudantes. Estimular a escrita dos alunos visando a formação de autores e escritores na escola. Dinamizar trabalhos de educação preventiva na escola. Desenvolver atividades multidisciplinares nas diversas áreas educando para a cidadania e resgate de valores.
 
São José do Cedro
EEB Cedrense
  • Denise Angeli: Fortalecer o compromisso das famílias no desenvolvimento da aprendizagem construindo parcerias efetivas. Alinhar oportunidades de aprendizagem com a comunidade. Disponibilizar aos profissionais da escola momentos de formação que promovam a aprendizagem socioemocional. Apoiar os professores no processo ensino-aprendizado com subsídios que fortalecem as práticas pedagógicas.
 
EEB Serafim Bertaso
Adelir Carlos Hoelscher: Respeitar as diversidades e conviver harmonicamente com as diferenças, objetivando valorizar a todos, sem discriminações, respeitando as limitações de cada indivíduo e convivendo harmonicamente com as diferenças, na diversidade.  Elevar o índice de participação dos segmentos escolares na avaliação Institucional com o objetivo de garantir a participação de todos os envolvidos para que possam participar da avaliação Institucional e assim possamos melhorar e acertar os pontos falhos. Promover a Educação Inclusiva e o respeito às diferenças visto que as mesmas são inerentes à espécie humana através da inserção do aluno com deficiência no ambiente escolar.
 
EEF Osni Medeiros Regis
  • Mara De Ré: Promover o desenvolvimento integral dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, proporcionando uma educação de qualidade e significativa. Fomentar um ambiente educacional inclusivo e estimulante, onde os alunos sejam orientados e incentivados a se envolver ativamente em todas as disciplinas. Garantir um ambiente educacional estimulante e eficaz, focado em incentivar o estudo contínuo dos estudantes. Estimular ativamente o aprendizado dos alunos por meio de experiências práticas e imersivas, incentivar a pesquisa e atividades práticas que despertem a curiosidade e a criatividade dos alunos.              
 
EEF Pe Reus
  • Vanusa Simone Muller: Acompanhar de perto o desempenho dos estudantes e as práticas dos docentes, dando-lhes condições para realização de um excelente trabalho e aproveitamento. Estimular o emprego de métodos e técnicas que viabilizem um processo dinâmico de aquisição e produção do conhecimento. Dialogar com os educandos sobre a necessidade de encontrar meios adequados e prazerosos para a construção do saber. Promover um ambiente escolar estimulador e agradável.


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