Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
26/01/2024 às 17h30min - Atualizada em 26/01/2024 às 17h30min

O “ladrão” do carro é o dono do carro

Ivano Paludo esclarece que roubo de carro, na verdade se trata de resgate de um carro que não foi pago

(Foto: Igor Vissotto)
Após a divulgação de uma notícia no Portal sentineladooeste.com.br na terça-feira, dia 23, o palmassolense Ivano Paludo, proprietário do veículo GM/Classic de placas LSV1D32 procurou o Sentinela para esclarecer os fatos.
Segundo Ivano o caso se trata de um golpe e ele foi reaver a posse do veículo, afinal a propriedade consta no nome da sua esposa Maria Lisete Orsi e ele tem procuração pública sobre o uso do carro.
 
Declaração:
“Ainda em março de 2023 o popular Nene do Zimbo sabendo que eu tinha um carro para vender, me procurou para comprar um carro para a esposa dele trabalhar. Autorizei que ele levasse para ver se gostava do carro. Ele levou e disse que ia ficar, mas que precisava de uns dias para me pagar. Tive que viajar e não fiquei cobrando no começo, em junho voltei de viagem e fui atras de receber. Falei com ele para irmos no despachante para transferir o carro. Ele não apareceu no despachante e não pagou os documentos. Tive que viajar a trabalho novamente e voltei no final de setembro. A tabela do carro é de R$ 17.483,00, em setembro falei com ele, cobrei e ele me enrolou novamente e dia 2 de outubro me deu um cheque da sua esposa, dona Vanderleia de Souza, no valor de R$ 5.500,00 para o dia 2 de dezembro de 2023, 60 dias depois. Este cheque eu passei pra frente.
No final de dezembro, quando volto de outra viagem de trabalho, tive que resgatar o cheque e ressarcir a pessoa que o tinha recebido, porque o cheque era frio, sem saldo.
Como o carro estava com os documentos atrasados há quase dois anos, fui até a polícia e solicitei que fizessem uma apreensão por falta de pagamento dos documentos, justamente porque apenas o proprietário legítimo poderia retirá-lo. Infelizmente a polícia não logrou êxito. Na segunda-feira, dia 22, mandei uma mensagem para o Nene do Zimbo, enrolou novamente, falou que iria pagar, mas não pagou.
Na terça-feira de manhã, fui até a Granja Modelo na linha Paraíso, como eu tenho a chave reserva, entrei no meu carro, tirei os pertences dos golpistas, levei até o escritório da Fazendo solicitando que devolvesse a dona Vanderleia de Souza. E trouxe o carro até a minha residência. Então para ficar claro, o carro não foi roubado e sim voltou para o dono. Procurei o jornal porque não pode virar moda o golpista denunciar o dono de um carro por roubo. Onde já se viu o poste começar a mijar no cachorro!
Agora vou processar os dois criminalmente por falsa comunicação de roubo, vou pedir o ressarcimento do tempo que usaram o carro e o desgaste do carro! Já tenho tudo registrado, cópia do cheque frio, boletim de ocorrência, documentos em nome da real proprietária, cópia das conversas no WhatsApp, já fui na Comarca em Anchieta e agora vou reaver meu prejuízo”.

Nota da Polícia Civil:
“A Polícia Civil, ao ser questionada sobre os fatos, informou que, embora a situação possa desconfigurar o crime de FURTO DE VEÍCULO pelo fato de se tratar de uma negociação realizada entre as partes e a princípio não cumprida por um deles, a conduta do autor não deixa de ser crime, pois o Código Penal traz em seu artigo 345 que ‘Fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a Lei o permite’ é crime e portanto o autor cometeu no mínimo o crime de ‘Exercício Arbitrário das Próprias Razões, se não houver outro fato que possa ser somado a outro crime.’ Importante lembrar que quando se realiza qualquer negociação, as partes devem ajustar formalmente e de acordo com o que reza a lei para evitar situações como a apresentada nesse caso”.
 
Nota da editoria:
No final das contas se trata de um negócio mal feito, é preciso pensar bem antes de negociar. Com o parecer da polícia civil se evidencia que a Lei coíbe a justiça com as próprias mãos.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90