Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
01/02/2024 às 16h58min - Atualizada em 01/02/2024 às 16h58min

Registrado caso de dengue em Palma Sola

Secretaria de Saúde e setor de epidemiologias solicitaram a aplicação de inseticida em pontos estratégicos do município

Mesmo com as aplicações, a Secretaria de Saúde pede a colaboração da população na eliminação de possíveis criadouros. (Foto: Divulgação)
Nesta semana, o município de Palma Sola realizou a aplicação de inseticida em pontos estratégicos para o controle do mosquito da dengue. Foi registrado um caso positivo da doença no município e, em virtude deste caso, a Secretaria de Saúde juntamente com o setor de epidemiologia, seguindo o protocolo da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, solicitaram a aplicação do inseticida para que não haja proliferação do mosquito.
A aplicação do inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) é uma estratégia de controle químico para Aedes aegypti e Aedes albopictus, sendo recomendada somente em situações emergenciais (bloqueio de casos, surtos ou epidemias), quando o controle preventivo não for suficiente e houver necessidade de bloqueio da circulação de fêmeas adultas infectadas em áreas onde há casos de dengue notificados.
O setor de epidemiologias informa que apenas em 2024 Palma Sola já registrou oito focos de larvas do Aedes Aegypti, dois casos suspeitos de dengue (aguardando exame) e um caso positivo (importado). Tendo em vista esses fatos, a recomendação do setor é o uso de repelente diariamente, bem como, manter os terrenos limpos e eliminar possíveis criadouros (lixos, potes, vasilhas, pneus).
Na presença de sinais e sintomas de dengue, como febre, dor no corpo e nas articulações, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça ou manchas vermelhas pelo corpo, procure a Unidade de Saúde.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90