Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
27/02/2024 às 15h18min - Atualizada em 27/02/2024 às 15h18min

Presidente Alesc destaca visita ao porto de Dubai, um dos maiores do mundo

O deputado Mauro de Nadou (MDB) destacou que a visita foi fundamental para entender como os portos catarinenses precisam de modernização

Os representantes da da DP World destacaram que acompanham a situação dos portos catarinenses, e que têm interesse no Porto de Itajaí. (Foto: Divulgação)
A comitiva catarinense esteve nos Emirados Árabes Unidos e fez uma visita ao Jebel Ali Port, o port de Dubai. O grupo foi recebido pelo vice-diretor executivo da DP World, Sr. Mohammed Al Muallem. A empresa é uma multinacional de logística que movimenta 10% do comércio portuário mundial, e administra o Jebel Ali Port.
Durante o encontro, o grupo visitou as instalações do porto, considerado o 9º maior do mundo, com movimentação de 14 milhões de contêineres ao ano, e atende cerca de 3 bilhões de pessoas em diferentes continentes. Atualmente, são 10 mil empresas presentes no porto, todas movidas a energia solar.
Para o presidente da Assembleia Legislativa de SC, deputado Mauro De Nadal (MDB), a visita foi fundamental para entender como os portos catarinenses precisam de modernização. “Para se ter uma ideia, a liberação de um container leva entre 15 e 30 minutos apenas. Isso porque antes mesmo de o navio chegar ao porto, as notas fiscais são enviadas à alfândega, que já indica o que quer inspecionar. Isso agiliza imensamente o processo, que é todo sem papel”, explica De Nadal.
O presidente da Alesc destacou que Santa Catarina é um estado exportador e, por isso, precisa ter essa agilidade: “isso pode fazer com que os nossos produtos ganhem em competitividade, gerando mais empregos, renda e arrecadação”, afirma o deputado.
Para o governador Jorginho Mello (PL), a apresentação feita pela comitiva tem sido fundamental, para que as empresas que buscam fazem grandes investimentos possam sentir segurança e vislumbrar oportunidades de negócio em Santa Catarina. “Nós temos muitos desafios para serem superados, mas para isso, nós temos que sair e buscar soluções ao redor do mundo” afirmou o governador.
Durante a reunião, os representantes da DP World destacaram que acompanham a situação dos portos catarinenses, e que têm interesse no Porto de Itajaí.
Conforme o diretor Global de Operações de Portos e Terminais da empresa, Tiemen Meester, a DP World deve entrar na disputa pela concessão do Porto Itajaí, o que deve ocorrer em no máximo dois anos. Atualmente, o porto é gerido por uma concessão provisória.
 
Abu Dhabi
Depois de dois dias em Dubai, a comitiva seguiu para a capital do país, Abu Dhabi, onde participou de uma série de reuniões em diversas áreas.
 
A comitiva
A comitiva também contou com a participação do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), do presidente da Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, da Associação Catarinenses das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, e secretários de Estado.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90