Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
12/03/2024 às 10h00min - Atualizada em 12/03/2024 às 10h00min

Palmassolenses começam a ter retorno com o turismo

A possibilidade de receber pessoas que visitam o município encantou Marinês Tres, que passou a ver no turismo, uma fonte de renda alternativa

Pausa para o almoço na propriedade da família Tres agradou visitantes e organizadores. (Foto: Divulgação/Ecotrilha)
Há alguns anos a administração de Palma Sola, através do Sebrae/SC e do programa Cidade Empreendedora, trabalha para desenvolver o turismo no município. Após várias etapas de trabalho, que incluem a formalização do Plano Estratégico de Turismo, mobilização de empresários e formação das rotas turísticas, o turismo começa a dar resultados.
Uma das empresas que trabalha diretamente com o turismo no município, desde 2021, é a Ecotrilha História e Ecoturismo. Atualmente a empresa oferece dois passeios, além do curso de rapel.
Um dos passeios oferecidos é a Rota das Cachoeiras, a experiência pioneira na Ecotrilha. Esse passeio oferece uma trilha de aproximadamente 2km onde os visitantes podem contemplar e banhar-se em cinco lindas cachoeiras. O outro passeio, a Rota Vale Encantado, contempla uma trilha de aproximadamente 2km (ida e volta), onde um terço do percurso é percorrido por dentro da água, passando por três lindas cachoeiras com possibilidade de banho.
Quem fecha o Pacote Ecotrilha realiza os dois passeios no mesmo dia, um de manhã e outro à tarde. Em um dos últimos passeios, a pausa para o almoço foi na propriedade da família Tres, na linha Progresso do Oeste, interior de Palma Sola. A possibilidade de receber pessoas que visitam o município encantou Marinês Tres, que passou a ver no turismo, uma fonte de renda alternativa.
“Nós temos a propriedade há muitos anos, nesse tempo construímos uma casa, um quiosque, banheiros, mesas e churrasqueiras embaixo das árvores, fizemos um parquinho para os netos. Tudo fica na beira do rio, é um lugar bonito, então o pessoal costuma alugar esse espaço, para passar um final de semana com a família”, relata Mari, como é mais conhecida.
Ela, que lucrou com o turismo pela primeira vez, adorou a experiência e tem o desejo de repeti-la. “Eu adorei. Recebemos um grupo de 27 pessoas de Francisco Beltrão e Flor da Serra do Sul, são pessoas bacanas. Fiz macarrão caseiro, galeto, batata doce caramelizada, maionese, vários tipos de saladas. A maioria das coisas, desde as hortaliças até as batatas, são plantadas e colhidas por nós, ali no sítio”, enfatiza.
Além de vender o almoço, Mari comercializou bolachas e geleias, produtos caseiros feitos por ela. Algo que ocorreu, é que muitos dos visitantes demonstraram o desejo de alugar o espaço para confraternizações, dando para Mari e sua família, perspectiva de fechar novos negócios.
“Nunca antes a gente recebeu e serviu almoço para um grupo como este que veio fazer turismo em Palma Sola. Foi uma experiência muito boa, então é algo que quero fazer mais”, conclui Mari.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90